Ex-Dia do início da Semana Nacional da Biblioteca (12 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1373

Próxima Celebração "Ex-Dia do início da Semana Nacional da Biblioteca": Segunda-Feira, 12 de Março de 2018, : daqui 201 dias, 21:26:59-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

A Semana Nacional da Biblioteca com início em 12 de março, era uma comemoração de brasileiros até 19 de março de cada ano, que havia sido estabelecida pelo Decreto nº 884 de 10 de abril de 1962 do Conselho de Ministros do Brasil, e que foi convertida em "Dia do Bibliotecário" de brasileiros em 12 de março, pelo Decreto Nº 84.631 de 12 de abril de 1980.

A antiga semana celebrativa de brasileiros e o "Dia Nacional do Bibliotecário" do Brasil tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do bibliotecário, escritor, poeta, jornalista, compositor, humorista e destacado publicitário brasileiro, Manuel Bastos Tigre, que veio ao mundo em 12 de março de 1882, e que é tido na conta de patrono dos bibliotecários brasileiros, por haver sido ele o 1º bibliotecário concursado de que se tem notícias no Brasil, ao prestar em 1915 um concurso para Bibliotecário do Museu Nacional, com uma tese sobre a "Classificação Decimal". Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos. Ao todo, exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos.

Bastos Tigre estudou no Colégio Diocesano da cidade brasileira de Olinda-PE, onde compôs os primeiros versos e criou o jornalzinho humorístico "O Vigia". Em 1906, diplomou-se em engenharia pela Escola Politécnica, tendo trabalhado como engenheiro da General Electric e mais tarde tendo sido ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas no Ceará.
Além de engenheiro e bibliotecário, ele foi ainda homem de múltiplos talentos, enquanto jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário... tendo alcançado sucesso em todas essas áreas, especialmente como publicitário. É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, e que contribuiu para a boa aceitação da qualidade dos produtos dessa empresa farmacêutica e química alemã: "Se é Bayer é bom". Foi ele ainda quem fez a letra daquele que é considerado como o 1º jingle publicitário das Terras Brasilis, que foi musicado pelo compositor brasileiro, Ary Barroso, e que foi interpretado pelo cantor brasileiro, Orlando Silva, com o nome "Chopp em Garrafa", inspirado no produto que a Brahma passou a engarrafar em 1934 no Brasil.

Fontes consultadas:

  1. www2.camara.leg.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1373

RSS/XML