Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo (1 de agosto)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/913

Próxima Celebração "Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo": Quarta-Feira, 1 de Agosto de 2018, : daqui 310 dias, 04:04:33-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo em 1 de agosto de cada ano é uma comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 12.627 de 11 de maio de 2012.

Essa data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data da fundação da APVPESP [Associação dos Portadores de Vitiligo e Psoríase do Estado de SãoPaulo], que foi constituída em 1 de agosto de 2000, como a 1ª associação brasileira de e para portadores de Vitiligo.

Para conhecimento, o vitiligo é uma doença cutânea e não contagiosa, caracterizada pela diminuição ou falta de melanina[pigmento que dá cor natural à pele], afetando certas áreas do corpo e normalmente gerando nos locais atingidos, manchas brancas irregulares e de diversos tamanhos [hipocromia], que possuem a mesma textura da pele normal.
Essa doença manifesta-se principalmente nos genitais, cotovelos, joelhos, face e extremidades inferiores e superiores, muito embora possa aparecer em qualquer lugar, inclusive na retina [dentro dos olhos], podendo atingir partes isoladas do corpo ou espalhar-se pelo corpo todo.
Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras, caso exposto ao sol sem protetor solar, o que confere um sério risco para o desenvolvimento de câncer de pele nas pessoas atingidas.
O vitiligo afeta cerca de 1 a 2% da população mundial, e termina por provocar um grande preconceito, devido ao desconhecimento das pessoas para o fato de que essa doença não é contagiosa, pois ela altera profundamente as características normais da pele e com isso, a aparência das pessoa safetadas.
Em termos estatísticos, nos Estados Unidos da América, por exemplo, o vitiligo afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas.

Os sintomas do vitiligo podem aparecer em qualquer idade, muito embora seu surgimento seja mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. Também existe um índice elevado da doença em algumas famílias.
O vitiligo parece ocorrer quando as células imunológicas destróem os melanócitos, que são as células localizadas na epiderme e responsáveis pela produção da melanina ou pigmento marrom da pele. Acredita-se que essa destruição ocorra por um problema autoimune, mas a causa é desconhecida.
No entanto, estresse físico, estresse emocional e ansiedade, normalmente são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.
Também se sabe que o vitiligo está associado a três outras doenças autoimune:

  • Doença de Addison;
  • Hipertireoidismo; e
  • Anemia perniciosa.

Fontes consultadas:

  1. www.planalto.gov.br/…
  2. www.camara.gov.br/…
  3. www.minhavida.com.br/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/913

RSS/XML