Dia Nacional do Psicólogo (27 de agosto)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1028

Próxima Celebração "Dia Nacional do Psicólogo": Domingo, 27 de Agosto de 2017, : daqui 8 dias, 14:25:26-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Nacional do Psicólogo em 27 de agosto de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, que foi instituída durante o "1º Encontro Nacional de Psicólogos" do Brasil, e que está ratificada pela Lei Nº 13.407 de 26 de dezembro de 2016, tendo sido antes disso, oficializada como "Dia do Psicólogo" nos Estados brasileiros do Espírito Santo e São Paulo.

Esse 1º Encontro Nacional de Psicólogos" brasileiros foi realizado nas dependências do Centro Regional de Pesquisas Educacionais Professor Queiroz Filho na Cidade Universitária da cidade brasileira de São Paulo-SP, nos dias 13 de março e 14 de março de 1971, com a participação de representantes da Associação Brasileira de Psicólogos, Associação Profissional de Psicólogos de São Paulo, Sociedade de Psicologia de São Paulo, Sociedade Mineira de Psicologia e Sociedade de Psicologia do Distrito Federal, numa das primeiras reuniões rumo a criação do CFP [Conselho Federal de Psicologia] no Brasil.

Essa data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data da Lei Nº 4.119 de 27 de agosto de 1964 [regulamentada pelo Decreto Nº 53.464 de 21 de janeiro de 1964], que então regulamentou a profissão de psicólogos para os brasileiros.

Para conhecimento, a psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O profissional que atua na área da psicologia chama-se psicólogo.
O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.
Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas.
Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. O licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos.
Ele pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs [Organizações Não-Governamentais], abrigos comunitários e centros socioeducativos. É necessário registrar-se num CRP [Conselho Regional de Psicologia] para exercer a profissão.

Fontes consultadas:

  1. www.planalto.gov.br/…
  2. legis.senado.gov.br/…
  3. www2.camara.leg.br/…
  4. pepsic.bvsalud.org/…
  5. guiadoestudante.abril.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1028

RSS/XML