Dia Nacional do Design (5 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/NF7V

O Dia Nacional do Design em 5 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Brasil, que foi instituída pelo Decreto de 19 de outubro de 1998, e que então ratificou uma data comemorativa proposta pelos designer brasileiro, Eduardo Barroso Neto, ao então presidente da APDINS/PE [Associação Profissional dos Desenhistas Industriais de Nível Superior do Pernambuco], João Roberto Costa do Nascimento [Peixe], que foi aprovada durante o "4º Congresso Brasileiro de Design" realizado em 1984 na cidade brasileira de Curitiba-PR, e que conta também com o "Dia Estadual do Design" no Estado brasileiro do Rio de Janeiro.

O Decreto supracitado do Brasil determina que, as celebrações desse dia festivo sejam coordenadas pelo PBD [Comitê Executivo do Programa Brasileiro do Design], um comitê criado por um Decreto de não numerado de 9 de novembro de 1995, com o objetivo de promover o desenvolvimento do design brasileiro, tendo em vista o aumento da competitividade de bens e serviços produzidos no país.

Essa data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães [Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães], que veio ao mundo em 5 de novembro de 1927, e que é tido como um dos pioneiros na introdução do design moderno nas Terras Brasilis, tendo ajudado a fundar a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, como a 1ª escola superior de design do Brasil, além de ser normalmente considerado pela crítica como um dos mais importantes designers gráficos brasileiros do século XX.

Aloísio Magalhães foi um dos pioneiros do design no Brasil esteve sempre ligado a questões próprias da cultura brasileira. Fundou em 1960 o escritório M+N+P em conjunto com Luiz Fernando Noronha e Artur Lício Pontual. Posteriormente, fundou o escritório Aloisio Magalhães Programação Visual Desenho Industrial Ltda onde, ao lado dos colaboradores, Roberto Lanari, Joaquim Redig e Rafael Rodrigues, projetou a identidade visual de grandes empresas brasileiras, como por exemplo, Petrobras, Ligth, Furnas, entre outras. Criou, também, a marca do IV Centenário do Rio de Janeiro. Em 1965, foi responsável pela criação da primeira marca da TV Globo, uma estrela de 4 pontas. Na condição de artista plástico, criou os Cartemas, que eram composições feitas com cartões postais. Esta mesma proposta gráfica adotou na criação do padrão monetário brasileiro de 1966, com o Cruzeiro Novo, que naquele tempo teve vida bem curta, corroída pela inflação galopante no Brasil. Foi também membro fundador d'O Gráfico Amador, uma private press que, através de suas experiências tipográficas, teve influência significativa sobre o moderno design gráfico brasileiro.

Grande pensador da cultura brasileira, Aloísio Magalhães foi também o responsável pela criação do CNRC [Centro Nacional de Referência Cultural], junto à FUNARTE [Fundação Nacional de Artes]. Aloísio faleceu em 13 de junho de 1982 na cidade italiana de Pádua, quando defendia, com suas aquarelas, a condição de “Cidade Patrimônio da Humannidade” para a cidade brasileira de Olinda-PE. Nesta ocasião tomaria posse como presidente da Reunião de Ministros da Cultura dos Países Latinos. Após sua morte foi editado o livro "E triunfo?" - A Questão dos Bens Culturais no Brasil, registrando seu pensamento e sua ação à frente dos organismos federais de cultura no Brasil.

Fontes consultadas em 5 de novembro de 2016 às 10:23:26:

  1. www2.camara.leg.br/…
  2. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  3. www.planalto.gov.br/…
  4. eduardobarroso.blogspot.com.br/…
  5. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/NF7V

RSS/XML