Dia Nacional do Advogado e da Advogada ou "Día Nacional del Abogado y de la Abogada" (29 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1254

Próxima Celebração "Dia Nacional do Advogado e da Advogada" ou "Día Nacional del Abogado y de la Abogada": Sexta-Feira, 29 de Setembro de 2017, : daqui 3 dias, 10:03:21-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Nacional do Advogado e da Advogada ou "Día Nacional del Abogado y de la Abogada" em 29 de setembro de cada ano, é uma comemoração de nicaraguenses, que foi instituída pela Lei Nº 844 de 27 de agosto de 2013.

A Lei supracitada da Nicarágua manda ainda, que as faculdades e escolas de direito dos centros de educação superior, a Procuradoria Geral da República ou "Procuraduría General de la República", o Ministério Púbico ou "Ministerio Público" e a Corte Suprema de Justiça ou "Corte Suprema de Justicia" da Nicarágua, organizem diferentes atividades em nível nacional em todo o mês de setembro e principalmente nesse dia festivo, em tributo ao trabalho dos advogados nicaraguenses.

Essa data comemorativa da Nicarágua tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do advogado, escritor e jurisconsulto nicaraguense, Miguel Larreynaga [Miguel Jerónimo Larreynaga y Silva], que veio ao mundo em 29 de setembro de 1772, e que é considerado como o 1º advogado graduado da Nicarágua em 1801.
Miguel Larreynaga fez parte de uma comissão de personalidades nicaraguenses simpáticas à independência, que visitaram o Rei da Espanha, logo após o Reino ter acabado de sair de uma custosa guerra contra a França. Sua decisiva atuação durante e após isso, até a obtenção da definitiva independência da América Central em 1821, fez com que ele fosse considerado Prócer da independência do lugar. Miguel esteve inclusive presente durante a redação e assinatura do Ato de Independência da América Central, ocorrida na cidade da Guatemala em 15 de setembro de 1821, mediante o qual se criou uma Junta Consultiva ou "Junta Consultiva", e ele foi designado Ministro da Fazenda da nova nação.
Larreynaga faleceu em 28 de abril de 1847, logo após a concretização da desintegração da Federação Centro-Americana ou "federación centroamericana".

Fontes consultadas:

  1. legislacion.asamblea.gob.ni/…
  2. es.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1254

RSS/XML