Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1613

Próxima Celebração "Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas": Sexta-Feira, 16 de Março de 2018, : daqui 260 dias, 17:55:24-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas em 16 de março de cada ano, é uma comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 12.533 de 2 de dezembro de 2011.

Segundo a Lei supracitada do Brasil, durante esse dia festivo, as escolas brasileiras deverão promover atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros.

Essa data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data da abertura do processo para adesões ao "Protocolo de Quioto", que se deu em 16 de março de 1998, como resultado de uma série de eventos iniciados com a Conferência de Toronto sobre as Mudanças Climáticas ou "Toronto Conference on the Changing Atmosphere", ocorrida em 28 de junho de 1988 no Canadá, seguida pelo FAR [Primeiro Relatório de Avaliação ou "First Assessment Report"] do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ou "Intergovernmental Panel on Climate Change"], que foi divulgado em agosto de 1990 na localidade sueca de Sundsvall, e que culminou com a UNFCCC [Convenção das Nações Unidas sobre a evolução das Mudanças Climáticas ou "United Nations Framework Convention on Climate Change"], ocorrido em junnho de 1992 na Rio’92 na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.

Para conhecimento, o "Protocolo de Kyoto" foi discutido e negociado na localidade japonesa de Kyoto em 1997, e depois de aberto para assinaturas em março de 1998, terminou por entrar oficialmente em vigor na data de 16 de fevereiro de 2005, após a ratificação da Rússia em novembro de 2004.

O Protocolo de Kyoto foi um acordo internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa na Terra, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global, mas que então não contou com o aval de países grandes emissores de poluição, como é o caso dos Estados Unidos da América, tidos como responsáveis pela emissão de 21% dos gases causadores de "efeito estufa" no planeta Terra.

Felizmente o Brasil ratificou esse Tratado Internacional em 15 de março de 1999, pois o "Protocolo de Kyoto" é muito importante, porque foi através dele que ficou determinado um calendário, pelo qual os países desenvolvidos signatários tinham por obrigação, a redução da quantidade de gases poluentes em pelo menos 5,2% até 2012, tomando-se por base os níveis de 1990.
Pelo referido Tratado, os países signatários tinham de colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012. O "Protocolo de Kyoto" determinava 6 gases cujas emissões deveriam ser reduzidas:

  • CO2 [Dióxido de Carbono];
    N2O [Óxido Nitroso];
    CH4 [Metano];
    HFC [Hidrofluorcarboneto];
    PFC [Perfluorcarboneto]; e
    SF6 [Hexofluor Sulfuroso].

Fontes consultadas:

  1. www.planalto.gov.br/…
  2. www.institutoatkwhh.org.br/…
  3. www.senado.leg.br/…
  4. news.utoronto.ca/…
  5. www.davidsuzuki.org/…
  6. en.wikipedia.org/…
  7. en.wikipedia.org/…
  8. pt.wikipedia.org/…
  9. brasilescola.uol.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1613

RSS/XML