Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3102

Próxima Celebração "Dia Nacional de Combate ao Câncer": Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2017, : daqui 63 dias, 04:02:07-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, conforme Portaria Ministerial GM Nº 707 de 7 de dezembro de 1988 do Ministério brasileiro da Saúde.

Essa data comemorativa de brasileiros tem por fim, mobilizar a população sobre os aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer, além de evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, e de prestar consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados por essas entidades ao Brasil.

Para conhecimento, todo câncer ocorre quando células malignas se multiplicam desordenadamente, e a prevenção é o melhor caminho para combater a doença. Entre as medidas para reduzir o risco de câncer estão evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool, evitar a exposição excessiva ao sol, obter uma alimentação equilibrada, manter um peso saudável e ser fisicamente ativo.

A maioria dos casos de câncer está relacionada ao meio ambiente, no qual são encontrados um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

No Brasil, os tipos de câncer mais comuns são os de pele, de pulmão, de mama, de estômago, de colo uterino e de próstata.

No caso de câncer de próstata, para o diagnóstico precoce da doença, é imprescindível a análise de sangue e o toque retal. Estes exames devem ser feitos anualmente em indivíduos acima de 45 anos e, no caso dos que possuem histórico familiar da doença, recomenda-se que faça antes dos 40 anos. Ainda há muito preconceito por parte dos homens para a realização deste exame, mas é muito importante para a detecção precoce e, consequentemente, a realização do tratamento adequado.

Já no caso de câncer de mama, a prevenção é simples, mas exige seriedade. É muito importante que a mulher faça o autoexame, independentemente da idade e, caso encontre alguma irregularidade no seio, como nódulo (caroço), deve procurar um médico imediatamente. A partir dos 40 anos toda mulher deve fazer a mamografia e, a partir dos 50 anos, é imprescindível a realização anual do exame.

Fontes consultadas:

  1. www.inca.gov.br/…
  2. www1.inca.gov.br/…
  3. bvsms.saude.gov.br/…
  4. www.afecc.org.br/…
  5. www.mulherconsciente.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3102

RSS/XML