Dia Nacional da Parteira Tradicional (20 de janeiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1468

Próxima Celebração "Dia Nacional da Parteira Tradicional": Sábado, 20 de Janeiro de 2018, : daqui 151 dias, 20:21:12-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± menos de um minuto.

O Dia Nacional da Parteira Tradicional em 20 de janeiro de cada ano, é uma comemoração de brasileiros, que foi criada pela Lei Nº 13.100 de 27 de janeiro de 2015.

Essa data comemorativa do Brasil tem por base uma data festiva celebrada no Estado brasileiro do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro, por ocasião do aniversário da parteira tradicional de Macapá, Juliana Magave de Souza, que veio ao mundo em 20 de janeiro de 1908, e que chegou a ser bastante conceituada entre os macaenses, tendo cerca de 339 partos em sua história de vida como parteira ou aparadoura, enquanto uma das inúmeras mulheres brasileiras que são responsáveis pela realização de cerca de 450.000 partos por ano nos mais longíncuos recantos do Brasil.
Para conhecimento, a parteira tradicional representa um importante recurso para prover cuidados de saúde a gestantes, parturientes, puérperas, recém-nascidos e familiares, no sentido de promover e preservar a normalidade do processo de nascimento, atendendo às necessidades físicas, emocionais e socioculturais das mulheres.
A parteira tradicional deve ser capaz de atuar de forma autônoma, responsabilizando-se pela assistência à gestação e ao parto normal e/ou encaminhamento dos partos de risco para centros especializados.

Fontes consultadas:

  1. www.planalto.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1468

RSS/XML