Dia Nacional da Bateria ou "National Battery Day" (18 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2736

Próxima Celebração "Dia Nacional da Bateria" ou "National Battery Day": Domingo, 18 de Fevereiro de 2018, : daqui 209 dias, 20:07:57-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 4 minutos.

O Dia Nacional da Bateria ou "National Battery Day" em 18 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração extraoficial dos Estados Unidos da América, que também é conhecida apenas como "Dia da Bateria" ou "Battery Day", e para a qual eu ainda não logrei encontrar qualquer Proclamação Presidencial, Resolução do Congresso do país dos ianques ou demais normas equivalentes.

Essa data comemorativa de estadunidenses tem por fim, marcar a data do nascimento do Físico e químico italiano, Alessandro Volta [Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta], que veio ao mundo em 18 de fevereiro de 1745, e que ficou conhecido principalmente pela criação da pilha elétrica em 1800, ao colocar em prática uma experiência do também cientista italiano, Luigi Aloisio Galvani, a partir da qual ele conseguiu verificar que, se 2 metais diferentes fossem postos em contato um com o outro, um dos metais ficava ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo, Estabelecendo-se entre eles uma diferença de potencial ou seja, uma tensão elétrica.
Usando esta experiência como base, ele concebeu uma pilha, a que deu o nome de pilha voltaica.

A pilha de Volta era composta por discos de zinco e de cobre empilhados e separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. Esta pilha produzia energia elétrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.

A paixão de Volta sempre foi o estudo da eletricidade, e como um jovem estudante, ele escreveu um poema em latim na sua nova fascinante descoberta. O seu primeiro livro científico foi "De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus". Apesar da sua precoce genialidade, ele apenas começou a falar aos 4 anos de idade.

Em 1751, então com 6 anos de idade, foi encaminhado pela família para a escola jesuítica, pois era de interesse familiar que ele seguisse carreira eclesiástica, porém, em 1759, com 14 anos decidiu estudar física, e 2 anos depois abandonou a escola jesuítica e desistiu da carreira eclesiástica.

Em 1775 Volta aprimorou o eletróforo, uma máquina que produz eletricidade estática.
Volta é comumente creditado como o inventor dessa máquina que foi de fato inventada 3 anos antes.

Estudou a química de gases entre 1776 e 1778.
Após ler um ensaio do inventor norte-americano, Benjamin Franklin, sobre "ar inflamável", cuidadosamente procurou-o na Itália. Volta descobriu o metano no Lago Maior Em Novembro de 1776, e em 1778 ele conseguiu isolar o metano.

Em 1779, Volta tornou-se professor de física na Universidade de Pavia, posição que ocupou durante 25 anos de sua vida.

A pilha elétrica, célula galvânica, pilha galvânica ou ainda pilha voltaica é um dispositivo que utiliza reações de oxidorredução para converter energia química em energia elétrica.
A reação química utilizada será sempre espontânea.

Neste tipo de dispositivo, têm-se 2 elétrodos, que são constituídos geralmente de metais diferentes, e que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução.
Estes elétrodos são postos em dois compartimentos separados, imersos por sua vez num meio contendo íons em concentrações conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não-vitrificada,porcelana ou outros materiais.
As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de oxidorredução, do contrário, os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante.
Finalmente, os dois elétrodos são conectados por um circuito elétrico localizado fora da célula, que se denomina circuito externo, e que garante o fluxo de elétrons entre os elétrodos.

As pilhas não devem ser confundidas com as baterias. Enquanto a primeira apenas converte energia química a energia elétrica, a segunda faz a interconversão entre energia química e energia elétrica.
É importante saber que, contrariando a lei da corrente elétrica da física, na pilha, os elétrons fluem do anodo para o cátodo, sendo que o sentido da corrente elétrica, frequentemente utilizado na Física, se dá do cátodo para o anodo.

Há diferentes formatos de pilhas: D, C,AA, AAA, AAAA, e 9V.

O modelo mais conhecido desses dispositivos é a Pilha de Daniell, que foi inventada em 1836 pelo químico britânico, John Daniell, quando o avanço da telegrafia criou a necessidade urgente de uma fonte de corrente elétrica confiável e estável.
Essa pilha consiste na imersão de um fio de zinco a uma solução aquosa de sulfato de zinco, assim como um fio de cobre em solução aquosa de sulfato de cobre (II), mantendo os 2 metais interligados eletricamente por um fio.

Nesse processo, os fios de zinco e de cobre são denominados elétrodos e fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e de redução.
Se os elétrodos de zinco e o cobre forem ligados entre si por meio de um circuito externo, haverá um escoamento de elétrons através desse circuito, e o fluxo de elétrons vai da espécie que está sendo oxidada (anodo) para a espécie que está se reduzindo (catodo).
Logo, o Anodo [local onde ocorre a oxidação], é o polo negativo da pilha, e o Catodo [local onde ocorre a redução], é o polo positivo da pilha.

Para se descobrir qual das espécies químicas que será o anodo e qual será o catodo, deve-se recorrer a tabela de potencial padrão (Eº), que mede o poder de puxar elétrons de um único elétrodo, onde contém o valor do potencial de cada espécie química, em volts (V).
Através dos dados da tabela de potencial padrão, se pode determinar que o cobre possui um caráter redutor maior que o zinco, por esse motivo o cobre será reduzido, enquanto o zinco será oxidado.

Fontes consultadas:

  1. www.sparkpeople.com/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2736

RSS/XML