Dia Municipal de Defesa Civil (24 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2783

Próxima Celebração "Dia Municipal de Defesa Civil": Sábado, 24 de Fevereiro de 2018, : daqui 185 dias, 06:35:04-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Municipal de Defesa Civil em 24 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração na cidade brasileira de São Paulo-SP, que foi criada pela LEI Nº 11.235 de 19 de agosto de 1992, e que foi ratificada pela Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007.

Essa data comemorativa de paulistanos tem por fim, marcar a data do gigantesco incêndio do edifício Andrauss da capital paulista, que se deu em 24 de fevereiro de 1972, e que durou cerca de 7 horas e 35 minutos, devastando então um prédio com cerca de 30 andares no centro da cidade paulista, a partir de um fogo que teria começado com um curto-circuito em cartazes de propaganda instalados na marquise do Andraus, e que em duas horas tomou conta de todo o prédio.

De acordo com o que se conta, foi um luminoso de propaganda das Casas Pirani, instalado na marquise do edifício no 2º pavimento, o foco inicial do incêndio.
Segundo informações, a companhia de luz da cidade já havia enviado cartas aos donos do prédio, advertindo sobre o perigo do excesso de carga elétrica. Em 15 minutos, os 6 primeiros andares do prédio foram tomados pelo fogo.

Essa catástrofe matou então 16 pessoas carbonizadas ou por se atirarem pelas janelas, e deixou ainda, outras 350 pessoas feridas.
Entre os mortos executivos e funcionários das multinacionais Henkel e Siemens.

Segundo um dos agentes que participou da missão de resgate, mais de 2 mil pessoas deveriam estar no Andraus quando o fogo começou entre a 1ª e a 2ª sobreloja das Casas Pirani, que tinham suas vitrines no térreo, e quase 500 pessoas conseguiram fugir para a cobertura do edifício em chamas, de onde foram resgatadas por helicópteros durante a operação de salvamento, graças ao heliporto que então funcionava na sua cobertura.
O Edifício Andrauss foi reconstruído no final da década de 1970

Para conhecimento, o Edifício Andraus é um edifício no centro da capital paulista, que está localizado no distrito da República, na esquina da avenida São João com a rua Pedro Américo. Possui 115 metros de altura e 32 andares, tendo sua 1ª construção sido finalizada no ano de 1962.
Originalmente, o edifício deveria ter sido batizado com o nome de "Edifício 50", por ser o 50º prédio a ser erguido pela empreendedora OCIAN [Organização Construtora e Incoporadora Andraus], mas a OCIAN terminou por alterar o nome do edifício para Andraus, em homenagem a seu fundador.

A tragédia do Andraus foi na época, a primeira grande tragédia transmitida ao vivo pela televisão brasileira, e as cenas horríveis de pessoas se jogando das janelas do edifício chocaram o Brasil e o mundo.
Durante a tragédia, o vento empurrava as chamas para o lado da Avenida São João, onde o volume de fogo transformou a tragédia do Andraus num dos incêndios visualmente mais espetaculares da história.

Em 1974, outro incêndio em São Paulo, no edifício Joelma, também da capital paulista, causou comoção em todo o país. Foram 188 mortos e 345 feridos, porque o Joelma não tinha escadas de incêndio nem uma laje no último andar capaz de suportar o pouso de um helicóptero.

Fontes consultadas:

  1. www.radarmunicipal.com.br/…
  2. www.saopauloantiga.com.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…
  4. www.bombeirosemergencia.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2783

RSS/XML