Dia Mundial do Reciclador ou "Día Mundial del Reciclador" (1 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2791

Próxima Celebração "Dia Mundial do Reciclador" ou "Día Mundial del Reciclador": Quinta-Feira, 1 de Março de 2018, : daqui 189 dias, 11:16:45-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Mundial do Reciclador ou "Día Mundial del Reciclador" em 1 de março de cada ano, é uma comemoração celebrada de alguma forma simbolicamente em toda a América Latina, que foi instituída por uma decisão lavrada em 2008, durante o 1º "Encontro Internacional de Recicladores" ou "Encuentro Internacional de Recicladores", com a presença de 34 países na cidade colombiana de Bogotá, a partir do "Dia Nacional do Reciclador e da Reciclagem" ou "Día Nacional del Reciclador y del Reciclaje" de colombianos, que também é conhecido como "Dia Nacional do Recuperador Ambiental" ou "Día Nacional del Recuperador Ambiental".

A data comemorativa de colombianos em por fim, marcar a data da chacina de mais de uma dezena de catadores de materiais recicláveis na Universidade Livre Seccional de Barranquilla no Departamento do Atlântico, que teriam sido atraídos para dentro da instituição com a promessa da entrega de materiais para a reciclagem e, uma vez lá dentro, teriam sido atacados com paus e tiros até a morte, para que seus corpos pudessem ser vendidos para pesquisas e tráfego de órgãos, conforme a denúncia de uma pessoa sobrevivente do massacre, que fingiu estar morta, e que conseguiu fugir para fazer a delação do ato cruel à polícia.

Para conhecimento, reciclagem é o processo pelo qual se busca transformar materiais usados em novos produtos para fins de reutilização. Através deste processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente, podem ser reaproveitados.
A reciclagem é um termo que tem sido cada vez mais utilizado, como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

Atualmente, é possível reciclar materiais diversos, como vidro, plástico, papel ou alumínio, entre outros. A reciclagem desses materiais proporciona uma utilização mais racional de recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo.
Para a Indústria, a reciclagem tem muitas vezes a vantagem de diminuir os custos de produção, principalmente quando se pensa na ideia da logística reversa. Já para a população, os benefícios da reciclagem passam por uma melhor qualidade de vida pela diminuição do lixo, além de que a reciclagem pode ser fonte de renda para muitos trabalhadores, que obtêm no lixo urbano materiais a serem vendidos para empresas recicladoras.

A seleção de materiais para reciclagem segue um sistema de cores dos coletores, que pode variar em diferentes países. No Brasil, para facilitar a separação dos resíduos, as cores dos depósitos para reciclagem são: azul: papel/papelão; vermelho: plástico; verde: vidro; amarelo: metal; preto: madeira; laranja: resíduos perigosos; branco: resíduos dos serviços de saúde; roxo: resíduos radioativos; marrom: resíduos orgânicos; e cinza: resíduos em geral não recicláveis.

O símbolo utilizado para a reciclagem que normalmente está presente nas embalagens recicláveis, é um triângulo composto por três setas pretas dispostas no sentido horário, que representam a indústria, o consumidor e a própria reciclagem, definindo um ciclo constante de transformação.

Fontes consultadas:

  1. www.minambiente.gov.co/…
  2. www.eltiempo.com/…
  3. www.abc.com.py/…
  4. www.atinachile.cl/…
  5. www.mncr.org.br/…
  6. www.redrecicladores.net/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2791

RSS/XML