Dia Mundial de Espinha Bífida e Hidrocefalia ou "World Spina Bifida and Hydrocephalus Day" (25 de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3447

Próxima Celebração "Dia Mundial de Espinha Bífida e Hidrocefalia" ou "World Spina Bifida and Hydrocephalus Day": Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017, : daqui 92 dias, 06:26:46-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 3 minutos.

O Dia Mundial de Espinha Bífida e Hidrocefalia ou "World Spina Bifida and Hydrocephalus Day" em 25 de outubro de cada ano, é uma comemoração internacional, que foi criada em 2011 pela assembleia da Federação Internacional de Espinha Bífida e Hidrocefalia ou "International Federation for Spina Bifida and Hydrocephalus", para ser celebrada dentro do Mês da Conscientização sobre a Espinha Bífida ou "Spina Bifida Awareness Month".

Para conhecimento, a espinha bífida ou dividida, é uma má-formação congênita da coluna vertebral [Oculta, Meningocélica ou Mielomeningocélica], que pode ser prevenida na maioria dos casos pela ingestão de uma pequena quantidade diária [cerca de 0,4 microgramas] de ácido fólico ou vitamina B9 por todas as mulheres em via de engravidar [iniciando-se cerca de 2 meses antes da concepção e prolongando-se por toda a gravidez], conforme recomendação da OMS [Organização Mundial da Saúde] ou WHO [World Health Organization], cuja evidência profilática também foi confirmada por estudos do pesquisador húngaro, Andrew E. Czeizel, visto que, segundo pesquisas médicas, a ação do ácido fólico se dá nas primeiras semanas da gestação, prevenindo também contra anencefalia, entre outras doenças do bebê, e de pelo menos 0,2mg dia para todas as mulheres em idade fértil.

Já a hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de LCR [líquido cefalorraquidiano] no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que, por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral, fazendo com que possa haver o aumento e inchaço do crânio.
É um problema de saúde que, na maior parte das vezes, está associado ao aparecimento de Espinha Bífida. Dentro do cérebro, o líquido cefalorraquidiano passa, de um ventrículo para o seguinte (existem, ao todo, 4), através de canais relativamente estreitos, circulando depois na superfície do cérebro e sendo, finalmente, absorvido pela corrente sanguínea. Existe ainda uma parte do líquido que circula ao longo da medula espinhal.

A acumulação já referida de LCR no interior da cavidade craniana dá-se quando, por qualquer razão, existe uma obstrução à drenagem do líquido para a corrente sanguínea. Essa obstrução pode estar relacionada, como já se disse acima, com o aparecimento de espinha bífida, mas pode, efetivamente, ocorrer também, por outras razões.

A hidrocefalia pode resultar de excesso de produção de LCR (situação normalmente rara, diga-se de passagem) ou quando é impedida a circulação ou absorção desse líquido. Quando o LCR é constantemente produzido mas, de fato, está impedido de circular, acumula-se e causa um aumento, por vezes muito grande, da pressão no interior do cérebro. Os ventrículos incham e o tecido cerebral pode vir a sofrer lesões.

Não se sabe ao certo o porque foi escolhido 25 de outubro para a comemoração dessa data celebrativa, mas apenas que a Federação Internacional de Espinha Bífida e Hidrocefalia e suas organizações membros têm usado este dia festivo para aumentar a consciência sobre espinha bífida e Hidrocefalia e as maneiras pelas quais os NTDs [defeitos do tubo neural ou "neural tube defects"] podem ser evitados. A partir de 2012 esse dia celebrativo tem sido festejado todos os anos, sob a liderança da Federação Internacional de Espinha Bífida e Hidrocefalia e suas associações membros, numa oportunidade para se aumentar a consciência e compreensão sobre espinha bífida e Hidrocefalia, e também, como uma forma de defender e promover os direitos das pessoas com essas deficiências.

Graças aos contínuos avanços na medicina, os serviços de saúde têm sido drasticamente melhorada para pessoas com Espinha Dividida e Hidrocefalia. Mas, apesar disso, muitas crianças e adultos que vivem com espinha bífida e Hidrocefalia ainda não têm acesso ao tratamento e cuidados adequado, e serviços de estigma e discriminação continuam a ser uma realidade em muitos países. Além disso, as pessoas não estão conscientes sobre muitos fatos a respeito da espinha bífida e Hidrocefalia e sobre as formas de se prevenir defeitos do tubo neural. Por isso, essa data comemorativa é muito significativa, uma vez que lembra o público e os políticos que espinha bífida e Hidrocefalia são uma realidade, e que é imperativo aumentar a consciência sobre eles e melhorar a vida das pessoas que vivem com essas deficiências.

Fontes consultadas:

  1. www.ifglobal.org/…
  2. www.iddcconsortium.net/…
  3. www.brainlab.org/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3447

RSS/XML