Dia Mundial das Hepatites ou "World Hepatitis Day" (28 de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/879

Próxima Celebração "Dia Mundial das Hepatites" ou "World Hepatitis Day": Sábado, 28 de Julho de 2018, : daqui 305 dias, 10:02:40-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Mundial das Hepatites ou "World Hepatitis Day" em 28 de julho de cada ano, é uma comemoração que foi estabelecida em 2008 pela Aliança Mundial das Hepatites ou "World Hepatitis Alliance", e que inicialmente foi celebrada em 19 de maio, o que faz com que essa antiga data festiva ainda continue a ser oficialmente festejada na antiga data em Estados brasileiros como Goiás, Santa Catarina e São Paulo com o "Dia Estadual de Combate as Hepatites" e Rio de Janeiro com o "Dia de Prevenção, Controle e Combate às Hepatites Virais", além de contar com a "Semana Estadual de Combate à Hepatite C" no Ceará e com a "Semana Estadual de Combate às Hepatites" em Santa Catarina na 3ª semana de maio.

A transferência dessa data comemorativa se deu a partir do apoio da 126ª Assembleia da OMS [Organização Mundial da Saúde]ou WHO [World Health Organization], atendendo proposição de Brasil, Indonésia e Colômbia, com o fim de dar mais visibilidade ao combate às Hepatites B e C, encorajando prevenção, diagnóstico e tratamento, visto que a data anterior da celebração coincidia com o período da Assembleia Mundial de Saúde, que reúne anualmente Ministros de Saúde de 193 Países-Membros.

Essa transferência também teve por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do médico norte-americano, Baruch Samuel "Barry" Blumberg, que veio ao mundo em 28 de julho de 1925, e que descobriu o vírus causador da hepatite B, além de desenvolver a 1ª vacina contra esse vírus, tendo sido um dos laureados com o Prêmio Nobel de Medicina de 1976, por conta do impacto de suas pesquisas na saúde da humanidade.

O endosso da OMS ocorreu com o objetivo de promover a educação e um maior entendimento das hepatites virais como um dos maiores problemas de saúde pública global, e para estimular o fortalecimento de medidas de prevenção e controle nos países membros.

Para conhecimento, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com hepatite B Crônica [cerca de 350 milhões] ou com hepatite C crônica [aproximadamente 170 milhões], o que representa 1 em cada 12 pessoas.
Se não for tratada ou controlada, a hepatite B ou a hepatite C podem levar a um estado avançado de danificação do fígado [cirrose], e outras complicações com infecções e inflamações agudas e/ou crônicas do fígado, incluindo câncer de fígado e insuficiência hepática.
Mas existem ainda as hepatites virais A, D e E, que também podem causar infecções e inflamações agudas e/ou crônicas do fígado, e que podem levar a cirrose e ao câncer de fígado.

Dada a importância do assunto, o 1º "Dia internacional para a Conscientização da Hepatite C" foi festejado em 1 de outubro de 2004, a partir da união de esforços de vários grupos de pacientes na Europa e no Oriente Médio, porque um "Dia Mundial das Hepatites" proporciona uma oportunidade para concentrar esforços em ações em prol do fortalecimento da prevenção e controle das hepatites virais e de doenças relacionadas, estendendo os programas de vacinação para a hepatite B e integrando esses programas em políticas públicas de imunização.
Além disso, o dia facilita a coordenação de uma resposta global contra as hepatites, estendendo o acesso ao tratamento.

Fontes consultadas:

  1. www.worldhepatitisalliance.org/…
  2. apps.who.int/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/879

RSS/XML