Dia Mundial da Sepses [Infecção Generalizada] ou "World Sepsis Day" (13 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1161

Próxima Celebração "Dia Mundial da Sepses [Infecção Generalizada]" ou "World Sepsis Day": Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2018, : daqui 353 dias, 03:59:15-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Mundial da Sepses [Infecção Generalizada] ou "World Sepsis Day" em 13 de setembro de cada ano, é uma comemoração promovida pela GSA [Aliança Global de Sepses ou "Global Sepsis Alliance"].

Para conhecimento, a GSA é uma organização sem fins lucrativos, que apoia os esforços de cerca de 600.000 cuidadores em mais de 70 países, em prol de uma melhor compreensão e do combate ao que muitos especialistas acreditam ser a principal causa de morte em todo o mundo.

A septicemia, sepse ou sépsis, representada por uma infecção geral grave do organismo, designada pelo conjunto de manifestações patológicas devidas a invasão do organismo por germes patogênicos provenientes de um foco infeccioso que penetram por via sanguínea,podendo se desenvolver a partir de qualquer infecção sistêmica grave.

É uma inflamação sistêmica potencialmente fatal (SIRS [síndrome de resposta inflamatória sistêmica]) causada por uma infecção severa. A sepse pode continuar mesmo após a infecção que a causou não existir mais.
Sepse severa é a sepse complicada por uma disfunção de órgãos. Choque séptico é a sepse complicada por um alto nível de lactato ou por choque que é refratário à reposição volêmica. Bacteriemia é a presença de bactérias no sangue.

Em nossos dias, a descoberta dos antibióticos modernos permitiu um combate mais eficiente dessas infecções malignas [quase sempre fatais até então]. No entanto, tais infecções continuam a ser muito perigosas em organismos enfraquecidos, debilitados ou no caso de defesas imunitárias insuficientes. Daí a preocupação com pessoas hospitalizadas ou apenas doentes.

A septicemia pode se desenvolver a partir de qualquer infecção sistêmica grave. A grande maioria dos germes responsáveis pela sepse causada na comunidade são bactérias, oriundas das infecções como: pneumonia comunitária adquirida, infecção alta do trato urinário ou meningite. Em caso de pacientes hospitalizados, as causas bacterianas mais comuns são: pneumonia por aspiração, pneumonia associada ao respirador, infecção de sutura e abcessos.
A sepse é causada por uma resposta do sistema imune a uma infecção séria, geralmente de origem bacteriana, mas que pode também ser causada por fungos, vírus e parasitas no sangue, trato urinário, pulmões, pele e outros tecidos. A sepse pode ser entendida como um estágio entre a infecção e a MOFS [síndrome de disfunção múltipla de órgãos].

Fontes consultadas:

  1. pt.wikipedia.org/…
  2. www.globalsepsisalliance.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1161

RSS/XML