Dia Mundial da Saúde Bucal ou "World Oral Health Day" (20 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1134

Próxima Celebração "Dia Mundial da Saúde Bucal" ou "World Oral Health Day": Terça-Feira, 20 de Março de 2018, : daqui 325 dias, 20:42:15-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 4 minutos.

O Dia Mundial da Saúde Bucal ou "World Oral Health Day" em 20 de março de cada ano, é uma comemoração também conhecida como "Dia Mundial da Saúde Oral", que foi transferida para essa nova data pela WDF [Federação Dental Mundial ou "World Dental Federation"], por razões práticas e de planejamento e de organização de eventos, e que foi

criada a partir de uma decisão do 1º AWDC [Congresso Mundial Anual de Dentes ou "Annual World Dental Congress"] do Oriente Médio, realizado de 24 de outubro a 27 de outubro de 2007 em Dubai nos Emirados Árabes Unidos.

O antigo "" foi inicialmente festejado em 12 de setembro, para marcar a data do aniversário do nascimento do odontologista francês, Charles Eduoard Godon, que veio ao mundo em 12 ou 18 de setembro de 1854, e que foi o fundador da WDF.

A antiga data comemorativa em 12 de setembro também marca a data da "Declaração de Alma-Ata", tida como a 1ª declaração internacional que despertou e enfatizou a importância da atenção primária em saúde, desde então defendida pela OMS [Organização Mundial da Saúde] ou WHO [World Health Organization], como a chave para uma promoção de saúde de caráter universal.

Para conhecimento, a "Declaração de Alma-Ata" foi emitida por ocasião do fim da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários em Saúde ou "International Conference on Primary Health Care", que foi promovida pela própria OMS, e que foi realizada de 6 de setembro a 12 de setembro de 1978 na cidade cazaquistanesa de Alma-Ata na então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas].

A manutenção de uma boa saúde oral não significa apenas ter dentes bonitos. Toda a boca necessita de cuidados específicos para manter a chamada saúde oral, incluindo os dentes, as gengivas, os ossos da face e outras estruturas de suporte. Sabe-se também, que os cuidados com a saúde oral afetam positivamente a saúde de todo o restante do organismo. Assim, dá para se ter uma ideia do quanto esse assunto é importante.
A boa saúde oral inclui manter os dentes livres de cavidades e prevenir as doenças que acometem as gengivas. O mau cuidado com a boca afeta a aparência da pessoa, a sensação de bem-estar e a auto-estima, tendo sido também associado para crianças, a problemas de sono e de comportamento. Além disso, pode comprometer a capacidade de o indivíduo se alimentar de maneira adequada. Essa questão se torna mais visível quando se leva em conta, que manter uma alimentação balanceada ajuda a melhorar a saúde bucal.
A importância da saúde oral independe da idade, embora cada vez mais seja importante em idosos já que eles têm conseguido manter seus dentes naturais. Por outro lado, de alguma forma os idosos parecem ter menor acesso aos serviços de cuidados dentários, por questões financeiras ou de não cobertura através dos planos de saúde.
Num quadro de saúde bucal problemática, a inflamação das gengivas pode afetar também o osso no qual se apóiam os dentes. As placas dentárias são formadas por uma camada de bactérias que cresce continuamente, fica mais espessa e gruda nos dentes. Se a placa não é removida na limpeza bucal, pode evoluir para a formação do tártaro, que contribui para a infecção da gengiva.
Caso a doença não seja tratada, a pessoa afetada pode apresentar perda dos dentes e aumento do risco de outras doenças, como infecções respiratórias. As bactérias da placa podem ser levadas para os pulmões, causando pneumonia e piorando o funcionamento desses órgãos.
Sabe-se que pacientes com diabetes apresentam maior risco de inflamação das gengivas. Por isso, esses pacientes precisam ter mais cuidados com a saúde oral.
Para quem deseje manter um sorriso bonito e saudável, os passos são os seguintes:

  • escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usando um creme dental que contenha flúor. A escovação é obrigatória ao acordar e antes de dormir. Usar também o fio dental Pelo menos uma vez ao dia;
  • manter um estilo de vida saudável. Não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • fazer acompanhamento regular com um dentista, pelo menos uma ou duas vezes ao ano; e
  • seguir todas as recomendações feitas por um dentista de confiança.
    De maneira preventiva, a boa escovação dos dentes não deve ser tão rápida nem tão longa. O tempo de duração recomendado é de dois minutos. Infelizmente, a maioria das pessoas não chega a escovar os dentes por esse período de tempo. Durante a escovação, deve-se fazer movimentos suaves e curtos, tendo-se o cuidado de escovar bem a região em que os dentes se encontram com a gengiva, os dentes mais posteriores, e ainda os dentes com restaurações.

Fontes consultadas:

  1. archive.fdiworldental.org/…
  2. www.fdiworldental.org/…
  3. pt.wikipedia.org/…
  4. www.boasaude.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1134

RSS/XML