Dia Mundial da Malária ou "World Malaria Day" (25 de abril)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/4ys9

O Dia Mundial da Malária ou "World Malaria Day" em 25 de abril de cada ano, é uma comemoração internacional, que também é conhecida como "Dia Mundial de Luta contra o Paludismo"], e que foi oficializada em maio 2007 pela 60ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde ou "session of the World Health Assembly" da OMS [Organização Mundial da Saúde] ou WHO [World Health Organization], com o fim de proporcionar educação e compreensão da malária" e difundir informações sobre "implementação intensificada das estratégias nacionais de controle da malária a longo prazo, incluindo atividades de base comunitária para a prevenção e tratamento da doença em áreas endêmicas.".

Essa data comemorativa internacional foi inicialmente instituída em 2000 como "Dia Africano da Malária" ou "African Malaria Day", por Chefes de Estado e altos representantes de 44 países africanos, reunidos na 1ª "Convenção Sobre a Malária" na então capital nigeriana de Abuja, ocasião em que os participantes assumiram um compromisso político para o combate às consequências devastadoras dessa doença evitável, que é causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium transmitidos pela picada do mosquito Anopheles, e que mata uma criança africana a cada 30 segundos e perto de um milhão de pessoas a cada ano [na sua grande maioria, crianças], colocando cerca de 3.3 bilhões de pessoas vulneráveis ao risco do contágio da malária em 106 países, o que fez com que em 2012, por exemplo, a malária tenha causado um número estimado de 627.000 mortes, principalmente entre crianças africanas.

Segundo consta, a 1ª detecção de parasitas no sangue de pacientes com malária, cujo histórico acontecimento deu origem ao "Dia da Malária nas Américas" ou "Malaria Day in the Americas", foi realizada em 6 de novembro de 1880 pelo médico francês e Prêmio Nobel de Medicina de 1907 por pesquisas sobre doenças causadas por protozoários, Charles Louis Alphonse Lavéran, que foi membro de diversas organizações científicas internacionais, e que viajou a África para realizar pesquisas sobre a malária, na condição de médico do exército francês, assim como também fora seu pai, cuja carreira militar possibilitou-lhe a viagem ao território africano, então colônia francesa.
E foi numa dessas viagens que ele tivera o 1º contato com essa doença que mudaria para sempre a sua relação com a medicina, numa época em que era de total desconhecimento a malária ou paludismo. Isso ocorreu por dois simples motivos: Queixas dos habitantes daqueles territórios de uma doença, que repentinamente ocasionava graves surtos febris, e análises de um pouco de sangue de pessoas com esses surtos, o que o fez perceber alguns grânulos negros.

O então médico francês do Exército da França se mudou para a Argélia em 1879, com o objetivo de testar o método de diagnóstico da malária usado na época. Até então, os laboratoristas examinavam o sangue dos pacientes a olho nu, em busca de partículas negras que pudessem denunciar a infecção. Naquele tempo,não se sabia se outras doenças provocavam o mesmo efeito no organismo e ele quis tirar a prova disso. Mas, ao colocar pela 1ª vez o sangue de um doente sob um microscópio, teve uma surpresa, quando observou que ao lado dos grãos negros, surgiram microorganismosdotados de núcleos que se mexiam sem parar. Imediatamente ele imaginou que tais micróbios é que eram os causadores da doença e não as supostas bactérias, às quais se atribuía a infecção na época. 4 anos depois, na Itália, confirmou essa sua hipótese.

Fontes consultadas em 6 de novembro de 2016 às 02:35:37:

  1. en.wikipedia.org/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/4ys9

RSS/XML