Dia Mundial da Justiça Social ou "World Day of Social Justice" (20 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2757

Próxima Celebração "Dia Mundial da Justiça Social" ou "World Day of Social Justice": Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, : daqui 185 dias, 14:26:12-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Mundial da Justiça Social ou "World Day of Social Justice" em 20 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que foi instituída pela 62ª sessão da Assembleia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na sua Resolução A/RES/62/10 de 26 de novembro de 2007.

Essa data comemorativa internacional tem por fim, contribuir para consolidar ainda mais os esforços da comunidade internacional em prol da erradicação da pobreza, pela promoção do pleno emprego e trabalho decente, acesso ao bem estar social e à justiça para todos, entre outras medidas em prol da justiça social no mundo, cujas metas e objetivos haviam sido definidos durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social ou "World Summit for Social Development" de 1995, que foi realizada de 6 de março a 12 de março de 1995 na cidade e capital dinamarquesa de Copenhague, e que foram reforçadas durante a 24ª sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas ou "General Assembly of the United
Nations", intitulado "Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social e Além ou "World Summit for Social
Development and Beyond", buscando alcançar
o desenvolvimento social para todos num mundo globalizado", que foi realizada de 26 de Junho a
1 de julho de 2000 na cidade suíça de Genebra.

Nas celebrações desse dia festivo, muitas organizações, incluindo a própria ONU e a OIT [Organização Internacional do Trabalho ou "International Labour Organization"], fazem declarações sobre a importância da justiça social para as pessoas.
Muitas organizações também apresentam planos para uma maior justiça social, para combater a pobreza, a exclusão social e econômica e o desemprego.
Sindicatos e grupos de campanha são convidados a chamar os seus membros e apoiantes para celebrar o dia.

Para promover esse dia celebrativo, escolas, faculdades e universidades podem preparar atividades especiais para o dia ou planejar uma semana de eventos em torno de um tema relacionado com a pobreza, a exclusão social e econômica ou o desemprego.
Diferentes meios de comunicação, incluindo as estações de rádio e televisão, jornais e sites da Internet, podem dar atenção às questões em torno da Justiça Social.
Espera-se que a cobertura especial gire em torno das ligações entre o comércio ilícito de diamantes e os conflitos armados, particularmente na África, bem como em torno da importância do Tribunal Penal Internacional ou "International Criminal Court", pois este é um tribunal independente que realiza julgamento de pessoas acusadas de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Fontes consultadas:

  1. www.worldlii.org/…
  2. www.un.org/…
  3. www.timeanddate.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2757

RSS/XML