Dia Mundial Contra o Câncer ou "World Against Cancer Day" (4 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3649

Próxima Celebração "Dia Mundial Contra o Câncer" ou "World Against Cancer Day": Domingo, 4 de Fevereiro de 2018, : daqui 168 dias, 02:47:56-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Mundial Contra o Câncer ou "World Against Cancer Day" em 4 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que parece contar também com o apoio da OMS [Organização Mundial da Saúde] ou WHO [World Health Organization], e que foi inicialmente instituída na "Carta de Paris" ou "Paris Charter" de 4 de fevereiro de 2000, durante o "Encontro Mundial do novo milénio contra o Câncer" ou "World Summit Against Cancer for the new millenium".

Esse encontro foi organizado pela UICC [União Internacional Contra o Cãncer ou "International Union Against Cancer"], uma organização internacional não-governamental situada na cidade suíça de Genebra, com mais de 400 membros dedicados à prevenção e controle global do câncer em cerca de 120 países, fazendo com que, atualmente, essa data comemorativa internancional seja um evento verdadeiramente global que une a população mundial na luta contra o câncer, com o fim de salvar milhões de mortes evitáveis a cada ano, através da sensibilização e educação sobre a doença, pressionando governos e indivíduos em todo o mundo para tomar medidas para prevenção do câncer, diagnóstico precoce e melhoria das condições de vida para os pacientes.

Na Carta de Paris de 4 de fevereiro de 2000, se chama à atenção para o diagnóstico precoce do câncer, já que vários tipos de câncer podem ser facilmente tratados se forem descobertos numa fase inicial, além de que, se considera com grandes possibilidades de cura cerca de 70% dos casos diagnosticados de câncer em crianças, e se define como objetivo principais, promover a investigação para curar, prevenir a doença, melhorar os serviços prestados Para os pacientes, sensibilizar a opinião pública e mobilizar da comunidade global contra o câncer.
Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem anualmente de câncer em todo o mundo, dos quais, 4 milhões morrem prematuramente (entre 30 e 69 anos).

Para conhecimento, todo câncer ocorre quando células malignas se multiplicam desordenadamente, e a prevenção é o melhor caminho para combater a doença. Entre as medidas para reduzir o risco de câncer estão evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool, evitar a exposição excessiva ao sol, obter uma alimentação equilibrada, manter um peso saudável e ser fisicamente ativo.

A maioria dos casos de câncer está relacionada ao meio ambiente, no qual são encontrados um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

No Brasil, os tipos de câncer mais comuns são os de pele, de pulmão, de mama, de estômago, de colo uterino e de próstata.

No caso de câncer de próstata, para o diagnóstico precoce da doença, é imprescindível a análise de sangue e o toque retal. Estes exames devem ser feitos anualmente em indivíduos acima de 45 anos e, no caso dos que possuem histórico familiar da doença, recomenda-se que faça antes dos 40 anos. Ainda há muito preconceito por parte dos homens para a realização deste exame, mas é muito importante para a detecção precoce e, consequentemente, a realização do tratamento adequado.

Já no caso de câncer de mama, a prevenção é simples, mas exige seriedade. É muito importante que a mulher faça o autoexame, independentemente da idade e, caso encontre alguma irregularidade no seio, como nódulo (caroço), deve procurar um médico imediatamente. A partir dos 40 anos toda mulher deve fazer a mamografia e, a partir dos 50 anos, é imprescindível a realização anual do exame.

Fontes consultadas:

  1. www.worldcancerday.org/…
  2. www.cjam.co.uk/…
  3. www.afecc.org.br/…
  4. www.mulherconsciente.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3649

RSS/XML