Dia latino-americano da Orientação ou "Día Latinoamericano de la Orientación" (27 de abril)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3084

Próxima Celebração "Dia latino-americano da Orientação" ou "Día Latinoamericano de la Orientación": Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018, : daqui 305 dias, 16:18:06-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia latino-americano da Orientação ou "Día Latinoamericano de la Orientación" em 27 de abril de cada ano, é uma comemoração latino-americana, que foi instituída no final do "1º Congresso Latino-americano de Orientação Profissional" ou "1º Congreso Latinoamericano de Orientación Profesional" da ABOP [Associação Brasileira de Orientadores Profissionais] e "8º Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional", que foi realizado de 16 de agosto a 18 de agosto de 2007 na cidade brasileira de Bento Gonçalves-RS, como um evento muito importante para a ABOP, e que contou com a inscrição de mais de 500 participantes, incluindo colegas da Venezuela, Argentina e Uruguai na América Latina, além de Portugal na Europa.

Essa data comemorativa de latino-americanos tem por fim, marcar a data do "1º Congresso latino-americano dos Profissionais da orientação" ou 1º Congreso Latinoamericanos de los Profesionales de la Orientación, ocorrido em 27 de abril de 1984 na cidade mexicana de Colima.

Para conhecimento, no Brasil, os orientadores profissionais são representados pela Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, que congrega orientadores profissionais do país, e que surgiu em em 27 de novembro de 1993, a partir da necessidade de unir esforços e experiências de profissionais que compartilhavam dos mesmos questionamentos, das mesmas angústias, das mesmas inquietações e do sentimento de isolamento, frequente no cotidiano profissional dessa categoria, dando motivo para a criação do "Dia do Orientador Profissional", que está equivocadamente oficializada como "Dia Estadual do Orientador Profissional" ou "Dia do Orientador Profissional" no Estado brasileiro do Mato Grosso em 23 de novembro, e como "Dia do Orientador Profissional" no Estado brasileiro de São Paulo, também em 23 de novembro.
Desde então, a ABOP vem realizando os simpósios e publicando mensalmente seu Boletim, atualmente em formato eletrônico, com notícias atualizadas na área. Criou a Revista da ABOP – ISSN 1414-8889 – que circulou entre 1997 e 1999 e foi substituída pela “Revista Brasileira de Orientação Profissional” (RevBOP) – ISSN 1679-3390 – semestral e regular desde 2003. Passou a organizar também a série “Orientação Profissional: teoria e técnica”, editada pela Vetor Editora .

Além de congregar pesquisadores e profissionais, no cumprimento de suas obrigações estatutárias, a ABOP tem contribuído com o debate nacional e o intercâmbio com outros países, realizando bienalmente o Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, e a partir de 2007 o Congresso Latino-americano de Orientação Profissional.

Para conhecimento, o papel do orientador profissional é o de facilitador do processo de escolha, devendo oferecer à população condições de se conhecer melhor e ao mundo do trabalho em constante transformação para assim poder escolher com maior autonomia uma rofissão a seguir. Estes profissionais de orientação profissional compartilham o ideal de buscar o desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil, e agregaram-se a partir do ideal de construir de maneira compartilhada algo que significasse o desenvolvimento da Orientação Profissional no país, enquanto campo de atividades, técnicas e científicas, de psicólogos e profissionais de áreas afins.

A Orientação Profissional tem se caracterizado cada vez mais como um trabalho interdisciplinar, onde profissionais são chamados a responderem a demanda de jovens e adultos que estão em busca de seu futuro profissional e de novas carreiras, pois a dúvida na hora de escolher uma profissão não é mais privilégio de adolescentes às vésperas do exame vestibular. Adolescentes que não têm acesso à universidade e adultos em meio de carreira também se questionam e decidem mudar o rumo de sua atividade profissional. Assim, necessitam de uma orientação sobre que rumos tomar no sentido de se tornarem melhores profissionais e sentirem-se mais realizados.

Fontes consultadas:

  1. pepsic.bvsalud.org/…
  2. www.al.sp.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3084

RSS/XML