Dia Internacional do Maçom ou "International Day of Mason" (22 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2772

Próxima Celebração "Dia Internacional do Maçom" ou "International Day of Mason": Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018, : daqui 238 dias, 18:06:07-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Internacional do Maçom ou "International Day of Mason" em 22 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que foi instituída durante a "Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte" [Estados Unidos, Canadá e México], reunidas entre 20 de fevereiro e 22 de fevereiro de 1994 na cidade e capital norte-americana de Washington, a partir de uma sugestão apresentada pelo Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, que está oficializada entre maçons brasileiros pelo Decreto Nº 3 de 10 de fevereiro de 1995 do GOB [Grande Oriente do Brasil].

Nessa reunião estiveram também presentes como Obediências Co-Irmãs, a Grande Loja Unida da Inglaterra, a Grande Loja Nacional Francesa, a Grande Loja Regular de Portugal, a Grande Loja Regular da Itália, o Grande Oriente da Itália, a Grande Loja Regular da Grécia, a Grande Loja das Filipinas, a Grande Loja do Irã [no exílio] e o Grande Oriente do Brasil [como observador].

Essa data comemorativa internacional de maçons tem por fim, marcar a data do nascimento do militar e estadista estadunidense, George Washington, que veio ao mundo em 22 de fevereiro de 1732 [11 de fevereiro de 1732 no calendário juliano], e que foi o principal artífice da independência e 1º presidente dos Estados Unidos da América, muito embora, essa comemoração não seja necessariamente seguida por todas as Obediências e Potências maçônicas mundiais.

Também por conta de o 1º presidente norte-americano, George Washington, ter sido maçom e ter contratado para projetar a cidade e capital estadunidense de Washington-DC, o arquiteto e engenheiro francês, Pierre L’Enfant, que supostamente também seria membro da maçonaria, há uma teoria conspiratória, pela qual a capital dos Estados Unidos da América, teria sido planejada segundo princípios maçônicos.
De acordo com essa formulação, na disposição de ruas e prédios da cidade seria possível identificar o desenho de símbolos utilizados da sociedade secreta, como o esquadro, o compasso e o pentagrama.
Para os defensores dessa tese, os presumíveis símbolos impressos no traçado da cidade seriam uma prova da influência secreta exercida pela maçonaria sobre o governo do país dos ianques, desde a fundação dos Estados Unidos da América, no século XVII.

Para conhecimento, George Washington foi unanimemente eleito Presidente pelos eleitores estadunidense em 1788, e prestou serviço durante duas legislaturas. Supervisionou a criação de um governo forte e rico, que manteve a neutralidade face às guerras na Europa, fez cessar as revoltas e obteve a aceitação entre todos os norte-americanos.
Seu estilo de liderança estabeleceu várias características de governação que, desde então, têm sido adotadas no país dos ianques, como a utilização de um sistema de gabinete e de um discurso inaugural.
A forma pacífica de transição da sua presidência para a de John Adams estabeleceu também uma tradição que se manteve até o século XXI. Washington foi celebrado como "Pai da Nação" ainda durante a sua vida.

Fontes consultadas:

  1. www.obreirosdeiraja.com.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. histoblogsu.blogspot.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2772

RSS/XML