Dia Internacional do Guia de Turismo ou "International Tourist Guide Day" (21 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3731

Próxima Celebração "Dia Internacional do Guia de Turismo" ou "International Tourist Guide Day": Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2018, : daqui 241 dias, 14:43:49-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Internacional do Guia de Turismo ou "International Tourist Guide Day" em 21 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que tem sido promovida desde 1990 pela WFTGA [Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo ou "World Federation of Tourist Guide Associations"], com a participação voluntária de guias de turismo em atividades para comunidades em vários dos países participantes.

Essa data comemorativa internacional tem por fim, marcar a data da fundação da própria Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo, que se deu em 21 de fevereiro de 1985, por ocasião da 1ª Convenção Internacional de Associações de Guias de Turismo ou "International Convention of Tourist Guide Associations", realizado em Israel, que foi confirmada em 1987 na 2ª convenção Internacional de Associações de Guias de Turismo na cidade e capital austríaca de Viena.

Na 1ª realização desse dia festivo em 1990, por exemplo, que contou com o envolvimento pessoal da então presidente da Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo, Titina Loizides, 15 países participaram das celebrações. Desde então, os guias turísticos de um número cada vez maior de países vêm ajudando as comunidades locais, realizando visitas destinadas à pessoas com deficiência, pessoas carentes, crianças, parceiros da indústria, funcionários e público em geral. Eventos também são realizados para guias locais de turismo, incluindo apresentações e cursos de reciclagem. É um evento de relações públicas por excelência, chamando a atenção das autoridades locais, dos cidadãos e dos meios de comunicação, para a qualidade e valor do trabalho dos guias profissionais de turismo. Cada país membro contribui à sua maneira para o sucesso desse dia celebrativo: Empresas de ônibus contribuem com acompanhantes de cortesia, atrações e museus abrem suas portas sem qualquer custo. A cada ano, cresce a conscientização, e há uma crescente contribuição dos governos regionais e nacionais para o sucesso dessa data festiva internacional.

Para conhecimento, a Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo é uma associação sem fins lucrativos, registrada ao abrigo do direito austríaco na sequência da 2ª convenção realizada na cidade de Viena, em 1987. Com membros de 80 países, a WFTGA representa mais de 150.000 guias individuais de turismo. A Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo estabeleceu uma rede internacional de guias profissionais de turismo, e também lidera o fórum global para os guias de Turismo ou "global Forum for the Tourist Guides" em todo o mundo de hoje.

A Divisão de Treinamento ou "Training Division" da WFTGA tem alguns dos mais altamente qualificados consultores e treinadores em guias de turismo de todo o mundo. Assim, valores fundamentais ajudaram os indivíduos a investir em sua profissão, através de treinamento, educação e MONITORIA, pois a Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo tem se comprometido a prometer apenas o que pode entregar e entregar o que promete; a ouvir, aprender e compartilhar experiências passadas; respeitar e definir os padrões da profissão de guia de turismo. A WFTGA segue as Normas EN15565 2008 Treinamento e Qualificação de Guias de turismo.

O objetivo da Federação Mundial de Associações de Guias de Turismo é: estabelecer contato com Associações de Guias de turismo em todo o mundo, reforçar seus laços profissionais e promover e proteger os interesses dos guias profissionais de turismo; representar as Associações internacionais de Guia de Turismo; trabalhar para a melhoria da qualidade e reputação da profissão de Guias de turismo em todo o mundo; e realizar uma Convenção de Associações de Guias de Turismo ou "Convention of Tourist Guide Associations" a intervalos regulares.

Fontes consultadas:

  1. www.wftga.org/…
  2. en.unesco.org/…
  3. www.uia.org/…
  4. www.guides-in-vienna.at/…
  5. www.siida.fi/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3731

RSS/XML