Dia Internacional do Amor ou "Valentine's day" (14 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1187

Próxima Celebração "Dia Internacional do Amor" ou "Valentine's day": Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, : daqui 174 dias, 11:21:23-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Internacional do Amor ou "Valentine's day" em 14 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração do Hemisfério Norte, principalmente dos Estados Unidos da América e países da Europa, que também é conhecida como "Dia dos Namorados".

Segundo se conta, essa data comemorativa nasceu a partir de uma tradição que tem sua origem no "Festival do Amor de Afrodite", que era realizado nessa data durante o antigo Império Romano. Ainda segundo alguns relatos, na Roma Antiga, a data era celebrada em em 15 de fevereiro, como parte das cerimônias do festival pastoral de "Lupercália", que no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera. Na véspera desse dia [14 de fevereiro], eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das moças romanas. Cada rapaz retirava um papel com um nome, e a jovem sorteada seria a sua namorada durante o festival [ou eventualmente, durante o ano que se seguisse].

Porém, esse dia festivo também está relacionado com um bispo chamado "Valentim", que segundo a lenda, teria lutado contra as ordens do imperador romano, Cláudio II, que então pretendia proibir o casamento durante a guerra, por acreditar que os soldados solteiros eram melhores combatentes.

Apesar da proibição imperial, "Valentim" teria continuado a celebrar casamentos, e ele próprio teria terminado por se casar secretamente. A lenda conta que tal ousadia lhe teria custado a vida, pois devido a sua desobediência, ele teria sido condenado a pena de morte.

Para conhecimento, as celebrações de casamento teriam começado a ser cristianizadas por volta do século V, no pontificado e pela atuação do papa Gelasio.

O dia foi primeiramente associado com o amor romântico da Alta Idade Média no círculo do autor, poeta, filósofo, burocrata e diplomata inglês, Geoffrey Chaucer, quando floresceu a tradição do amor cortês. Na Inglaterra do século 18, ele evoluiu para uma ocasião em que os amantes expressavam seu amor um pelo outro, apresentando flores, oferecendo confeitarias, e enviando cartões [conhecidos como "Valentines"]. Na Europa, Chaves de São Valentim são dadas para os amantes "como um símbolo romântico e um convite para abrir o coração do doador", e para as crianças, nesse caso, com o fim de afastar a "Doença de São Valentim" ou epilepsia.

O "Valentine’s Day" é o 2º feriado mais comemorado nos Estados Umidos da América [apenas atrás do natal] em número de cartões enviados através dos correios. Há Valentines [cartões] especiais, com mensagens dirigidas a membros específicos da família.

Fontes consultadas:

  1. sellerink.com.br/…
  2. en.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1187

RSS/XML