Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância ou "International Childhood Cancer Day" (15 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3699

Próxima Celebração "Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância" ou "International Childhood Cancer Day": Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, : daqui 176 dias, 06:38:57-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 4 minutos.

O Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância ou "International Childhood Cancer Day" [ICCD] em 15 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que foi instituída no ano de 2001 em Luxemburgo, e que foi promovida a partir de 2002 pela então ICCCPO [Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer ou "International Confederation of Childhood Cancer Parent Organisations"], uma instituição que então era formada por 132 organizações de 78 países, e que atualmente se denomina CCI [Internacional Câncer de Infância ou "Childhood Cancer International"], uma rede global de 183 bases e redes nacionais de organizações de pais em 93 países, abrangendo 5 continentes, como a maior rede de apoio e apoio de pacientes com câncer na infância.

Essa data comemorativa internacional surgiu a partir da iniciativa do então Diretor de Serviços da CLIC Sargent [Beneficência de Cancer em Crianças e Jovens ou "Cancer Charity for Children and Young People"], a maior instituição de caridade de câncer em crianças do Reino Unido, Geoff Thaxter, que, mais tarde, também foi presidente da organização internacional que representa grupos de apoio aos pais de crianças com câncer pois, durante uma conferência em Bangladesh, Geoff e sua esposa Gill, visitaram algumas enfermarias de crianças bangladeshianas com câncer, e viram por si mesmos, como pouco estava sendo feito para essas crianças, apesar do tratamento curativo e paliativo estar disponível a um custo relativamente baixo. Durante essa visita, Geoff sou que um jovem paciente com tumor cerebral, por exemplo, havia recebido apenas paracetamol para controlar a dor. O fato de sua própria filha, Lisa, ter tristemente perdido sua batalha contra o câncer alguns anos antes, e a falta do tratamento até mesmo mais básico disponível, para crianças com câncer nos países em desenvolvimento, convenceram Geoff Thaxter de que algo poderia e deveria ser feito por essas crianças.

Assim, Geoff começou a trabalhar na construção de uma equipe internacional de curadores, para ajudar a criar uma instituição de caridade que tivesse a capacidade de oferecer tratamento em todo o mundo, e defender mais financiamento para esses tratamentos, tanto em nível global, quanto em nível regional. Sua experiência pessoal e profissional o colocou em uma posição única para reunir as pessoas que poderiam ajudar a tornar realidade essa aspiração. Ele recrutou pais de famílias afetadas por câncer na infância, juntamente com dois eminentes Oncologistas Pediátricos com experiência em programas de tratamento de câncer infantil em países de baixa a média renda, o professor do Reino Unido, Tim Eden, e o médico norte-americano, Raul Ribeiro. A paixão de Geoff pela causa convenceu o empresário de sucesso e ex-presidente do CLIC Sargent, Gordon Morrison, a assumir o papel de presidente da nova instituição de caridade.
Geoff morreu em agosto de 2008, mas os curadores e funcionários da Internacional Câncer de Infância permanecem determinados a continuar trabalhando para a aspiração de Geoff, por um mundo onde cada criança com câncer, tenha acesso ao melhor tratamento possível e cuidados, independentemente de onde ela viva. Hoje, o a CCI apóia projetos em todo o mundo, e continua a identificar e desenvolver novos projetos a cada ano, tendo como um de seus Patronos, a esposa de Geoff, Gill Thaxter.

Para conhecimento, ainda seguindo as aspirações de Geoff, esse dia celebrativo é uma campanha global de colaboração, tendo por fim aumentar a conscientização sobre o câncer infantil, e manifestar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias. A data celebrativa promove o aumento da apreciação e compreensão mais profunda de questões e desafios relevantes para o câncer infantil, que influem diretamente na vida de crianças / adolescentes com câncer, os sobreviventes, suas famílias e a sociedade como um todo. Esse dia celebrativo destaca também, a necessidade de um acesso mais equitativo e melhor ao tratamento e cuidados para todas as crianças com câncer, em todos os lugares do mundo. Essa comemoração baseia-se na crença central do CCI, de que toda criança com câncer merece o melhor atendimento médico e psicossocial possível, independentemente do país de origem, raça, status financeiro ou classe social. Também é ancorado na premissa de que as mortes por câncer na infância são evitáveis, com diagnóstico oportuno e preciso, disponibilidade e acesso a tratamento e cuidados adequados, além de medicamentos essenciais, acessíveis e de boa qualidade.

Desde o seu lançamento, o "Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância" tem angariado o apoio de redes globais e instituições líderes, incluindo: a SIOP [Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica ou "International Society of Pediatric Oncology"], com seus mais de 1500 membros), a SIOP Europe [Sociedade Europeia de Oncologistas Pediátricos ou "European Society of Pediatric Oncologists"], a UICC [União para o Controle Internacional do Câncer ou "Union for International Cancer Control"], com suas 770 organizações membros em 155 países), o Hospital São Judas de Pesquisa Infantil ou "St. Jude Children’s Research Hospital" e a IARC [Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer ou "International Agency for Research on Cancer"], entre outros, sendo que a coalizão se expandiu para incluir organizações internacionais focadas na criança, como a ICPCN [Rede Internacional de Cuidados Paliativos para Crianças ou "International Childrens Palliative Care Network"] e a CLAN [Cuidar e Viver entre Vizinhos ou "Caring and Living Among Neighbours"].

Fontes consultadas:

  1. www.internationalchildhoodcancerday.org/…
  2. www.worldchildcancer.org/…
  3. www.childhoodcancerinternational.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3699

RSS/XML