Dia Internacional da Síndrome de Asperger ou "International Asperger’s Syndrome Day" (18 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2744

Próxima Celebração "Dia Internacional da Síndrome de Asperger " ou "International Asperger?s Syndrome Day": Domingo, 18 de Fevereiro de 2018, : daqui 234 dias, 17:55:21-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Internacional da Síndrome de Asperger ou "International Asperger’s Syndrome Day" em 18 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração internacional, que tem sido festejada desde 2011 por membros de organizações ligadas ao autismo.

Essa data comemorativa internacional tem por fim, marcar a data do nascimento do médico austríaco, Hans Asperger, que veio ao mundo em 18 de fevereiro de 1906, e que teve seu nome associado à síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, por ele haver descrito em 1944 esse autismo de alto desempenho.

Para conhecimento, a Síndrome de Asperger é uma síndromedo espectro autista, que atinge mais indivíduos do sexo masculino que do sexo feminino, e que se diferencia do autismo clássico, por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo, cujo diagnóstico como condição distinta do autismo é incerto pelo que começou a se propor a sua fusão com o autismo e a sua eliminação junto ao DSM [Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ou "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders"], o que ocorreu em 2013, na quinta edição desse manual, tendo sido substituído pelo diagnóstico de transtorno do espectro autista em grau severo.

Para conhecimento, segundo a Wikipédia em português, a SA [Síndrome de Asperger], também conhecida por Transtorno de Asperger ou simplesmente Asperger, é uma condição psicológica do espectro autista, caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.
A Síndrome de Asperger se Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento típico da linguagem e cognição. Muito embora não seja fundamental para o diagnóstico, ser fisicamente desajeitado e ter uma linguagem atípica ou excêntrica são características frequentemente citadas pelas pessoas com a síndrome.

Por volta de 1944, Hans Asperger, estudou e descreveu crianças nas quais, em seus cotidianos apresentavam falta de habilidades na linguagem não verbal, demonstravam limitada empatia por seus pares e eram fisicamente desajeitadas. Ele escreveu mais de 300 publicações, na sua maioria relacionadas com o autismo em crianças.

A moderna concepção da síndrome de Asperger surgiu em 1981 e passou por um período de popularização, tornando-se um padrão de diagnóstico no começo dos anos 1990.
No entanto, muitas questões e controvérsias permanecem acerca de seus aspectos. Questiona-se sua distinção com o autismo de alta funcionalidade; em parte por causa disso, sua prevalência não é firmemente estabelecida.

A causa exata da síndrome é desconhecida. muito embora pesquisas sugiram uma possibilidade de bases genéticas, até o momento, não há causa genética conhecida e técnicas de mapeamento cerebral não tenham conseguido identificar resultados claros e concisos sobre o caso.

Há vários tipos de tratamento para a síndrome de Asperger, e sua efetividade é limitada. Os recursos médicos procuram atenuar os sintomas e melhorar as habilidades.
O principal desses tratamentos é a terapia comportamental em déficits específicos, tais como dificuldades de comunicação, rotinas obsessivas e/ou repetitivas e movimentos desajeitados. Muitas crianças melhoram conforme caminham para a idade adulta, mas dificuldades sociais e de comunicação podem persistir.
Alguns pesquisadores e indivíduos defendem uma mudança de postura em relação à síndrome no sentido de tratá-la como uma diferença, ao invés de uma deficiência que deve ser tratada ou curada.

Fontes consultadas:

  1. www.asdperspectives.com/…
  2. www.dailykos.com/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2744

RSS/XML