Dia Internacional da Doença de Chagas ou "International Chagas Day" (14 de abril)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/loZe

O Dia Internacional da Doença de Chagas ou "International Chagas Day" em 14 de abril de cada ano, é uma comemoração instituída durante o 2º encontro de associações da "Enfermidade de Chagas", que se deu de 4 de outubro a 6 de outubro de 2010 na cidade brasileira de Olinda-PE, com a presença de representantes de 12 países.
Durante esse encontro, também se deu a criação da FINDECHAGAS [Federação Internacional de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas ou "International Federation of People Suffering from Chagas"].

Essa data comemorativa tem por fim, marcar a data de 14 de abril de 1909, em que o médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, Carlos Chagas [Carlos Justiniano Ribeiro Chagas], registrou pela 1ª vez na história, a presença comprovada do protozoário flagelado, Trypanosoma cruzi no corpo humano, enquanto agente etiológico da "Doença de chagas", "mal de Chagas" ou "chaguismo", [também conhecida como "tripanossomíase americana" ou "esquizotripanose"], ao examinar o sangue da menina brasileira então com 2 anos de idade, Berenice Soares de Moura, num vagão-laboratório na localidade brasileira de Lassance-MG no sertão mineiro.

Essa descoberta de Chagas é muito importante, pois o Mal de Chagas tem sido considerado atualmente como a nova AIDS das Américas, e por muitos anos foi negligenciado, por afetar predominantemente áreas pobres principalmente na América Latina e Caribe,muito embora já hajam notícias de experimentos bem-sucedidos com a aplicação de vacinas em camundongos infectados com o "Chaguismo".
O Mal de Chagas causa problemas cardíacos e digestivos em cerca de 20% das pessoas afetadas, normalmente vários anos após a contaminaçãos, e é transmitido por alimentos contaminados e/ou durante a picada do "Triatoma infestans" ou "bicho barbeiro", comum em habitações humanas das gentes menos privilegiadas, principalmente nas casas de pau a pique [feitas de barro e madeira], por conta dessas casas geralmente possuirem frestas úmidas, escuras e frescas nas paredes, onde o "bicho barbeiro" pode se esconder durante o dia para atacar durante a noite na maioria dos casos com picadas na face de suas vítimas.
Carlos Chagas também foi o 1º cientista na história da medicina até então, a descrever completamente uma doença infecciosa, incluindo o patógeno, o vetor - Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.

Fontes consultadas em 10 de julho de 2014 às 03:46:11:

  1. pt.wikipedia.org/…
  2. www.ynetnews.com/…
  3. www.redetec.org.br/…
  4. www1.folha.uol.com.br/…
  5. www.fiocruz.br/…
  6. pt.wikipedia.org/…
  7. dssbr.org/…
  8. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/loZe

RSS/XML