Dia Ibérico das Cidades Amuralhadas (11 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/vhfa

O Dia Ibérico das Cidades Amuralhadas em 11 de novembro de cada ano, é uma comemoração em mais de 46 cidades fortificadas de Espanha e Portugal associadas ao FICAM [Fórum Ibérico de Cidades Amuralhadas], com diversas atividades,num evento simbólico que pretende colocar em destaque, o patrimônio histórico das cidades muradas espanholas e portuguesas.

Apesar de minhas pesquisas e inúmeros esforços, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para a criação dessa data comemorativa em 11 de novembro, apenas que se pretende sensibilizar a população, mas sobretudo os jovens, para a importância da recuperação e conservação de um patrimônio, que hoje se procura promover como produto turístico.
Nesse sentido, a direção do Fórum Ibérico de Cidades Amuralhadas definiu como objetivo, a criação, do Dia Internacional de Muralhas e Cidades Amuralhadas ou "International Day of Walls and Wall Cities", por parte da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"].

Para conhecimento, o Fórum Ibérico de Cidades Amuralhadas traduz-se numa associação de cidades/vilas com castelos e/ou muralhas da Península Ibérica, com características físicas semelhantes que, em termos turísticos, podem desenvolver-se de forma semelhante, utilizando estratégias idênticas e cooperando mutuamente entre si.

Já associação de Cidades Europeias Amuralhadas ou "European Walled Towns", é uma associação internacional, que tem por fim promover os interesses partilhados por cidades amuralhadas e cidades fortificadas da Europa, e que funciona como um fórum internacional para promover os muitos interesses mútuos compartilhados por cidades amuralhadas em todo o mundo.

Fontes consultadas em 10 de novembro de 2016 às 16:28:40:

  1. www.cm-penela.pt/…
  2. purossentido.blogspot.com.br/…
  3. www.europeanwalledtowns.org/…
  4. pt.wikipedia.org/…
  5. www.lugo.es/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/vhfa

RSS/XML