Dia Ibérico das Cidades Amuralhadas (11 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/vhfa

O Dia Ibérico das Cidades Amuralhadas em 11 de novembro de cada ano, é uma comemoração em mais de 46 cidades fortificadas de Espanha e Portugal associadas ao FICAM [Fórum Ibérico de Cidades Amuralhadas], com diversas atividades,num evento simbólico que pretende colocar em destaque, o patrimônio histórico das cidades muradas espanholas e portuguesas.

Apesar de minhas pesquisas e inúmeros esforços, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para a criação dessa data comemorativa em 11 de novembro, apenas que se pretende sensibilizar a população, mas sobretudo os jovens, para a importância da recuperação e conservação de um patrimônio, que hoje se procura promover como produto turístico.
Nesse sentido, a direção do Fórum Ibérico de Cidades Amuralhadas definiu como objetivo, a criação, do Dia Internacional de Muralhas e Cidades Amuralhadas ou "International Day of Walls and Wall Cities", por parte da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"].

Para conhecimento, o Fórum Ibérico de Cidades Amuralhadas traduz-se numa associação de cidades/vilas com castelos e/ou muralhas da Península Ibérica, com características físicas semelhantes que, em termos turísticos, podem desenvolver-se de forma semelhante, utilizando estratégias idênticas e cooperando mutuamente entre si.

Já associação de Cidades Europeias Amuralhadas ou "European Walled Towns", é uma associação internacional, que tem por fim promover os interesses partilhados por cidades amuralhadas e cidades fortificadas da Europa, e que funciona como um fórum internacional para promover os muitos interesses mútuos compartilhados por cidades amuralhadas em todo o mundo.

Fontes consultadas em 10 de novembro de 2016 às 16:28:40:

  1. www.cm-penela.pt/…
  2. purossentido.blogspot.com.br/…
  3. www.europeanwalledtowns.org/…
  4. pt.wikipedia.org/…
  5. www.lugo.es/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/vhfa

RSS/XML