Dia Estadual Reverendo Martin Luther King Jr. (4 de abril)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/642

Próxima Celebração "Dia Estadual Reverendo Martin Luther King Jr.": Quarta-Feira, 4 de Abril de 2018, : daqui 224 dias, 06:29:00-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual Reverendo Martin Luther King Jr. em 4 de abril de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro da Bahia, que foi instituída pela Lei Nº 12.951 de 14 de fevereiro de 2014.

A Lei supracitada do Estado baiano manda que, durante esse dia festivo, o Poder Legislativo do Estado baiano deverá organizar atividades que despertem a consciência da comunidade em relação à luta pela igualdade de direitos e cidadania, com a participação de instituições defensoras da erradicação da discriminação racial, como o Instituto Mão Amiga de Ação Social e Cidadania e o coletivo Martin Luther King Jr.-BA, entre outras organizações do gênero.

Essa data comemorativa da Bahia tem por fim, marcar a data do aniversário da morte do ativista estadunidense dos direitos civis dos negros norte-americanos, Martin Luther King Jr., que foi assassinado em 4 de abril de 1968, supostamente pelo criminoso norte-americano inicialmente confesso, James Earl Ray, na localidade estadunidense de Memphis no Tennessee-EUA.

Para conhecimento, Martin Luther King Jr. nasceu em 15 de janeiro de 1929, e se converteu num dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da América e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo, o que fez com que ele fosse agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1964, por seu ativismo no combate à desigualdade racial através da não violência.

Martin liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a SCLC [Conferência da Liderança Cristã do Sul ou "Southern Christian Leadership Conference"] em 1957, servindo como seu primeiro presidente.

Seus esforços levaram à "Marcha sobre Washington pelo emprego e pela liberdade" ou "March on Washington for Jobs and Freedom" em agosto de 1963, onde ele fez seu discurso conhecido como "Eu Tenho um Sonho" ou "I Have a Dream", defronte ao Memorial Lincoln na capital dos Estados Unidos da América, com o fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis ou "Civil Rights Act" de 1964 e com a Lei de Direitos Eleitorais ou "Voting Rights Act" de 1965.

Nos anos posteriores que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a "Guerra do Vietnã" com um discurso de 1967, intitulado "Além do Vietnã" ou "Beyond Vietnam".

Fontes consultadas:

  1. www.al.ba.gov.br/…
  2. www.reagan.utexas.edu/…
  3. pt.wikipedia.org/…
  4. www.infoplease.com/…
  5. en.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/642

RSS/XML