Dia Estadual do Vegetarianismo (1 de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3770

Próxima Celebração "Dia Estadual do Vegetarianismo": Domingo, 1 de Outubro de 2017, : daqui 124 dias, 23:12:12-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Estadual do Vegetarianismo em 1 de outubro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi instituída pela Lei Nº 14.936 de 9 de janeiro de 2013, e que está relacionada com o "Dia Mundial do Vegetarianismo" ou "World Vegetarian Day", dando início ao "Mês da Consciência Vegetariana" ou "Vegetarian Awareness Month", a ser celebrado até 1 de novembro, quando os vegetarianos comemoram o "Dia Mundial Vegano" ou "World Vegan Day".

Para conhecimento, o vegetarianismo pode ser adotado por diferentes razões. Uma das principais é o respeito à vida dos animais. Tal motivação ética foi codificada em várias crenças religiosas, juntamente com os direitos dos animais. Outras motivações estão relacionadas com a saúde, o meio ambiente, a estética e a economia.
Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos. A forma mais popular de vegetarianismo é o ovolactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Há também o lactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carne e também o ovo. Mas é consumido leite e os seus derivados. Outra forma de dieta vegetariana é o vegetarianismo estrito: neste, são excluídos todos os produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel. O vegetarianismo estrito é frequentemente confundido com o veganismo, um movimento a respeito dos direitos animais e ambientais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente por meio da agropecuária. O boicote a atividades e produtos que são contra direitos dos animais e do ambiente é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento veganista.

Em 1997, três por cento dos habitantes dos Estados Unidos da América anunciaram não ter usado nenhum produto de origem animal nos últimos dois anos. Em 2007, dois por cento dos habitantes do Reino Unido se declararam como veganos. O número de restaurantes veganos está crescendo, de acordo com o Oxford Companion to American Food and Drink (2007). Tem sido mostrado que pessoas em dietas que incluem comidas de origem animal tem mais probabilidades de terem doenças degenerativas, principalmente doenças cardiovasculares. A "Associação Dietética Norte-Americana" ou "American Dietetic Association" e os Nutricionistas do Canadá ou "Dietitians of Canada" consideram a dieta vegetariana apropriada para todos os estágios do ciclo de vida, embora eles ainda alertem que uma dieta vegetariana mal planejada pode ser deficiente em vitamina B12, ferro, vitamina D, cálcio, iodo, e ácidos graxos ômega 3.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. en.wikipedia.org/…
  4. worldvegetarianday.navs-online.org/…
  5. en.wikipedia.org/…
  6. www.daysoftheyear.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3770

RSS/XML