Dia Estadual do Terço dos Homens Mãe Rainha (5 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/727

Próxima Celebração "Dia Estadual do Terço dos Homens Mãe Rainha": Segunda-Feira, 5 de Março de 2018, : daqui 254 dias, 23:38:41-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual do Terço dos Homens Mãe Rainha em 5 de março de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, que foi criada pela Lei Nº 15.217 de 24 de dezembro de 2013.

Para essa data comemorativa de pernambucanos, as entidades religiosas e afins, poderão promover atividades, com a finalidade de ampliar e estimular a prática da oração do Terço no Estado do Pernambuco.

A instituição dessa data festiva tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do movimento do "Terço dos Homens Mãe Rainha" em nível paroquial no Estado pernambucano, que se deu em 5 de março de 1997 na localidade brasileira de Jaboatão dos Guararapes-PE na Região Metropolitana de Recife, sob a orientação do padre salesiano brasileiro, Américo Vasconcelos, e através do zelo da senhora católica brasileira, Oneida Araújo da Silva, sendo praticada atualmente por milhares de pessoas, que se reúnem semanalmente para rezar o Terço.

Mas a explicação acima descrita para a instituição dessa data de pernambucanos, não está explicitamente indicada na íntegra com a respectiva justificação do no Projeto de Lei Nº 1603 de 9 de setembro de 2013.

Essa tradição de se rezar o Terço entre os pernambucanos, é um costume que ganhou força estadual a partir do apoio do sacerdote católico brasileiro do Santuário da nova Evangelização ou Santuário de Schoenstatt da cidade brasileira de Olinda-PE, José Pontes.
Foi com o apoio desse sacerdote de Schoenstatt, que se fortaleceu em nível estadual, uma tradição iniciada já na época da escravidão no Brasil, quando escravos brasileiros se reuniam com os missionários para rezarem o "Terço dos Homens dos Pretos", com base no pedido feito por Nossa Senhora de Fátima, a quando de uma de suas aparições na cidade portuguesa de Fátima em 1917, para que a humanidade rezasse o Terço.

Fontes consultadas:

  1. www.arquidioceseolindarecife.org/…
  2. legis.alepe.pe.gov.br/…
  3. www.alepe.pe.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/727

RSS/XML