Dia Estadual do Protético Dentário (5 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/0oZa

O Dia Estadual do Protético Dentário em 5 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 10.226 de 23 de dezembro de 1992.

Essa data comemorativa de paranaenses tem por fim, marcar a data da promulgação da Lei Nº 6.710 de 5 de novembro de 1979 [regulamentada pelo Decreto Nº 87.689 de 11 de outubro de 1982], que então dispôs sobre a profissão de Técnico em Prótese Dentária no Brasil, além de determinar outras providências.

Para conhecimento, o Técnico em Prótese Dentária é o profissional de saúde que trabalha em conjunto com o cirurgião-dentista, para restabelecer a capacidade mastigatória e estética do paciente, por meio de próteses dentárias. A grande demanda atual da estética corporal e bucal faz com que os serviços do técnico em prótese dentária sejam cada vez mais requisitados.

É possível que você já tenha ouvido falar de dentadura, coroa, ponte móvel, etc... Todos estes aparatos são desenvolvidos pelo atuante na área de prótese dentária. Culturalmente, estava enraizado que o protético, como era a nomenclatura antiga, só fazia dentaduras, mas atualmente, com técnicas cada vez mais desenvolvidas, o profissional vem se aprimorando”, segundo o então diretor de comunicação da APDESPBR [Associação dos Técnicos em Prótese Dentária Brasil], Roberto Seiei Quiyan.

O mercado de trabalho é extremamente atraente para o técnico em prótese dentária. Segundo dados do CFO [Conselho Federal de Odontologia], aproximadamente 20 mil profissionais trabalham nos 7.000 laboratórios espalhados pelo Brasil e ainda há espaço para os que se especializam na área.

O curso de técnico em prótese dentária é dividido em 3 módulos e oferece atividades que contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento de competências em estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, palestras com especialistas, atividades em laboratório de prótese e desenvolvimento de projetos. O curso traz disciplinas como: administração de laboratório; ética e Legislação profissional; primeiros socorros; materiais, equipamentos e Instrumentos em Odontologia; anatomia aplicada; próteses fixas; próteses Removíveis; escultura dental; planejamento protético; próteses Acrílicas; próteses Total; e prótesess pediátricas.

Depois de formado e inscrito no CRO [Conselho Regional de Odontologia] na região em que vai trabalhar, o técnico em prótese dentária geralmente ingressa no mercado como estagiário na função de auxiliar em laboratórios de prótese, mas pode exercer diversas atividades, entre elas: trabalhar em laboratórios (próprios ou não); prestar serviços para diversas clínicas e laboratórios; promover cursos e congressos; dar aulas; trabalhar em consultórios dentários; trabalhar em hospitais [Buco-Maxilo-Facial]; fazer implantes; e especializar-se em moldar aparelhos.

Fontes consultadas em 31 de outubro de 2016 às 12:56:05:

  1. www.legislacao.pr.gov.br/…
  2. www.planalto.gov.br/…
  3. cfo.org.br/…
  4. www.catho.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/0oZa

RSS/XML