Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas (20 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2758

Próxima Celebração "Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas": Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, : daqui 185 dias, 14:29:57-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas em 20 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Espírito Santo, que foi criada pela Lei Nº 9.127 de 2 de abril de 2009, na contra-mão de vários Estados, que escolheram 27 de fevereiro para celebrar o seu "Dia Estadual do Plantio de Árvores Nativas".

Muito embora eu ainda não tenha lograr obter maiores explicações e porquês para a criação dessa data comemorativa de espírito-santenses em 20 de fevereiro, o Projeto de Lei Nº 300 de 15 de setembro de 2008, esse dia festivo busca aproveitar as condições climáticas favoráveis existentes nessa época do ano, a facilidade de mobilização das escolas, pois os alunos estão em início de ano letivo e a mobilização das próprias comunidades, em função do período de férias do trabalho.

O Referido Projeto de Lei diz ainda, que o Brasil ocupa a preocupante 4ª colocação entre os países que mais contribuem para o efeito estufa no planeta.
As principais atividades responsáveis pela contribuição brasileira com o aquecimento global são as queimadas e o desmatamento. Em seguida vêm os transportes através da queima de combustíveis fósseis. Além, é claro, dos processos industriais que se utilizam largamente de energia proveniente do petróleo.
Todos esses fatores são os causadores do aquecimento global, que tem elevado as temperaturas em todo o planeta.

Por isso, o grande desafio do Brasil e do mundo na preservação do ambiente para as próximas gerações, é reverter esse processo. Uma das medidas sugeridas é o plantio de árvores, pelo qual é possível neutralizar parte das emissões de gases de efeito estufa geradas pelas ações humanas.
O proponente do Projeto de Lei acima citado conta que, quando uma árvore está em fase de crescimento, pelo processo de fotossíntese, ela absorve gás carbônico, presente na atmosfera para formar seu corpo, e assim, reduz a concentração desse gás que provoca o efeito estufa.
Além de sequestrarem carbono durante a sua vida, as árvores também são responsáveis pela filtração de água no solo, outro fundamental elemento para a vida.

Já a data celebrativa dos Estados brasileiros do Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo tem por fim, marcar a data de 27 de fevereiro de 2008, quando, numa campanha de plantio de árvores nativas, cerca de dez mil moradores da cidade brasileira de Itu-SP plantaram 30.550 mudas de árvores da Mata Atlântica em 45 minutos para recuperar duas áreas sem vegetação no município ituano, e fizeram com que as mudas cobrissem 11 hectares, o equivalente a 11 campos de futebol.
Esssa ação permitiu que a Prefeitura da cidade reivindicasse o recorde mundial para o plantio de árvores nativas no livro dos Recordes ou "Guinness Book", que até ali pertencia à cidade
escocesa de Huntly, pelo plantio de 18.124 árvores em 40 minutos e com a ajuda de 10 mil
voluntários.

Fontes consultadas:

  1. www.conslegis.es.gov.br/…
  2. www.al.es.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2758

RSS/XML