Dia Estadual do Pesquisador Científico (15 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2719

Próxima Celebração "Dia Estadual do Pesquisador Científico": Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, : daqui 235 dias, 14:40:45-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual do Pesquisador Científico em 15 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração dos Estados brasileiros de Goiás, [Lei Nº 17.131 de 24 de agosto de 2010] e Minas Gerais [Lei Nº 17.989 de 30 de dezembro de 2008].

Essa data comemorativa de goianos e mineiros tem por fim, marcar a data do nascimento do astrônomo, Filósofo, físico e matemático italiano, Galileu Galilei, que veio ao mundo em 15 de fevereiro de 1564, e que foi personalidade fundamental na "revolução científica" do início do século XVI, até falecer em 8 de janeiro de 1642.
Além disso, Galileu Galilei é bastante lembrado em nossos dias, por ter sido obrigado pela Santa Inquisição a abjurar a teoria (posteriormente comprovada) de que a Terra é que se movia ao redor do Sol.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, 4 dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.
Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.
O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a isto Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

Fontes consultadas:

  1. www.gabinetecivil.goias.gov.br/…
  2. www.almg.gov.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2719

RSS/XML