Dia Estadual do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional (10 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/lTaa

O Dia Estadual do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional em 10 de novembro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro do Maranhão, que foi criada pela Lei Nº 9.726 de 4 de dezembro de 2012

Essa data comemorativa de maranhenses tem por fim, marcar a data de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado maranhense, ocorrida a partir das 15 horas de 10 de novembro de 2011, quando foram discutidos assuntos relevantes de interesse das categorias de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado do Maranhão, em prol da melhoria da assistência a saúde funcional da população maranhense, visto que, até então, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Maranhão, ainda
não tinham sindicato e também ainda não tinha o CREFITO [Conselho Regional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais] do Maranhão, o que obrigava-os a estarem incorporados ao Crefito nº 12 [regional de Belém] no Estado do Pará.

Para conhecimento, a fisioterapia e a Terapia ocupacional são profissões de formação de nível superior na área da saúde, que são distintas entre si. Ou seja, fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais cuidam da saúde das pessoas de maneiras diferentes, podendo trabalhar de forma complementar para o bem-estar dos pacientes.
Assim, uma pessoa pode ser atendida por uma fisioterapeuta e por um terapeuta ocupacional para cuidar de um mesmo problema ou mesmo de problemas diferentes.

Veja que o terapeuta ocupacional trabalha com atividades humanas, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como dirigir um automóvel ou dirigir uma empresa, promovendo, prevenindo, desenvolvendo, tratando, recuperando pessoas que apresentem quaisquer alterações na realização de atividades de autocuidado ou de interação social; esse profissional planeja e organiza o cotidiano [dia-a-dia] dos atendidos, possibilitando melhor qualidade de vida aos pacientes, além de melhorar o desempenho funcional e reduzir desvantagens. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização do tempo, conhecimento do corpo em atividade, utilização dos recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambientação, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais [de trabalho], objetivando o maior grau possível de independência e autonomia.

Já o fisioterapeuta trabalha com recursos físicos, voltados à promoção, prevenção, tratamento e recuperação de pessoas que apresentem alterações do movimento e suas consequências. Seu interesse está relacionado ao bom funcionamento do corpo, desde as funções básicas de respiração até as funções mais complexas, que envolvem vários sistemas do corpo. cabe ao fisioterapeuta Utilizar recursos manuais e tecnológicos, objetivando o maior grau possível de independência na realização dos movimentos necessários ao desenvolvimento das atividades cotidianas, com o fim de proporcionar melhor desempenho funcional e reduzir danos.
O fisioterapeuta se ocupa do corpo em movimento, desde as manobras mais simples e/ou resultantes dos reflexos, às mais complexas e integradas em sua ambientação doméstica e de trabalho, favorecendo a locomoção e interação necessárias à participação social, o autoconhecimento e a exploração de potencialidades cinéticas [motoras], tanto nos espaços urbanos quanto nos ambientes rurais, em busca de melhor funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes atendidos.

Fontes consultadas em 10 de novembro de 2016 às 09:21:11:

  1. arquivos.al.ma.leg.br/…
  2. www.al.ma.leg.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/lTaa

RSS/XML