Dia Estadual do Engenheiro de Petróleo (29 de junho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/692

Próxima Celebração "Dia Estadual do Engenheiro de Petróleo": Quinta-Feira, 29 de Junho de 2017, : por+ 05:51:56-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual do Engenheiro de Petróleo em 29 de junho de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de Santa Catarina, que foi instituída pela Lei Nº 16.404 de 11 de junho de 2014, a partir de uma sugestão de alunos do CESFI [Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí] da cidade brasileira de Balneário Camboriú-SC.

Conforme a Lei supracitada de catarinenses, nessa data comemorativa, os estudantes e profissionais da área de Engenharia de Petróleo poderão realizar fóruns, seminários e outros eventos acadêmicos e de fomento à união da categoria, com o apoio do CREA [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia] e da UDESC [Universidade do Estado de Santa Catarina].

Essa data festiva de Santa Catarina, tem por fim, marcar a data da Resolução Nº 218 de 29 de junho de 1973 do CONFEA [Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia] do Brasil, que então reconheceu e habilitou a profissão de engenheiro de petróleo para os brasileiros.

Para conhecimento, o bacharel em engenharia de petróleo, ou engenheiro de petróleo, trabalha em cima de técnicas da engenharia petrolífera e conhecimentos em geologia e mineração em busca do descobrimento e exploração de poços e jazidas de petróleo e gás natural.

Esse profissional também é preparado para acompanhar a produção e o beneficiamento do petróleo e derivados extraídos, gerenciar a comercialização e o transporte desse produto e seus derivados.

O principal campo de atuação do engenheiro de petróleo são as empresas petrolíferas, refinarias e indústrias petroquímicas. Seja onde for, esse profissional tem por responsabilidade a segurança do pessoal e do meio ambiente, prevenindo os riscos próprios das operações, como vazamentos em plataformas ou explosões.
Este especialista também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou buscando compradores. É requisito para o bacharel da engenharia de petróleo conhecer a legislação internacional do setor e ter fluência ao menos no inglês.

Fontes consultadas:

  1. www.udesc.br/…
  2. normativos.confea.org.br/…
  3. www.sc.gov.br/…
  4. /…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/692

RSS/XML