Dia Estadual do Eletricitário (16 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/1NrD

O Dia Estadual do Eletricitário em 16 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Espírito Santo, que foi criada pela Lei Nº 9.552 de 10 de novembro de 2010, e que parece ser festejada de alguma forma também por sindicalistas do Estado de São Paulo.

Segundo o Projeto de Lei Nº 508 de 2009 da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, essa data comemorativa teria como base um tal "Dia Nacional do Eletricitário", para o qual eu não consegui confirmação, com o fim de marcar a data de uma negociação do STIEESP [Sindicato dos Eletricitários de São Paulo] com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] do Brasil, que teria ocorrido num dia 16 de novembro de um ano que eu também não consegui levantar ao certo, e que então consolidou a manutenção dos 500 postos de trabalho que naquele tempo estavam ameaçados de serem extintos pela Eletropaulo, principalmente na cidade brasileira de São Paulo-SP.

noutra explicação obtida por mim depois de árduas pesquisa pela internet a fora, em 16 de novembro de 1997 se deu a criação do Sinergia Pró CUT, com a posse de uma direção colegiada provisória, formada por 113 trabalhadores, 63 anos depois da fundação do STIEEC e dez anos depois da retomada da luta pela direção cutista, fazendo com que a a nova entidade estadual constituída em 1997, passasse a representar cerca de 40 mil eletricitários e gasistas em mais de 600 municípios paulistas. Eram trabalhadores na construção, manutenção e operação do sistema elétrico, nos serviços de gás canalizado e também nas hidrovias.
Segundo informações da CUT [Central Única dos Trabalhadores] de São Paulo, a assembleia histórica para a criação do Sinergia Pró-CUT foi resultado de muito trabalho dos dirigentes sindicais e de muito debate nos locais de trabalho.

Para conhecimento, o impulso inicial para a construção do Sinergia Pró-CUT foi dado durante o 9º "Congresso do Sindicato dos Eletricitários de Campinas", que aconteceu em março de 1997 na cidade brasileira de Praia Grande-SP, pois, ao final desse encontro, foi aprovada a "Carta de Praia Grande", em cujo documento, concluído com a frase: "Para enfrentar essa nova realidade é preciso uma nova organização sindical, construída a partir de um amplo debate envolvendo todos os trabalhadores e as entidades representativas do setor energético de SP", os trabalhadores destacaram a importância do Sinergia Pró-CUT, principalmente diante dos desafios impostos pelo projeto de privatização do governo tucano, pela reestruturação das empresas do setor energético e pela necessidade de uma nova proposta de sindicalismo entre os operários paulistas do setor de energia.

Centenas de reuniões e assembleias depois, com ampla participação da categoria, da Baixada Santista a Porto Primavera, de São Paulo a Ilha Solteira, quando todas as regiões do estado receberam as direções dos sindicatos para discutir junto com os trabalhadores a melhor alternativa de organização da categoria, veio a certeza da necessidade de construir o Sinergia Pró-CUT com princípios históricos que depois passaram a fazer parte do estatuto: liberdade e autonomia sindical, transparência, democracia, independência, organização por local de trabalho, eleição direta em todos os níveis e acesso à informação.

Fontes consultadas em 16 de novembro de 2016 às 07:21:42:

  1. www.conslegis.es.gov.br/…
  2. www.cutsp.org.br/…
  3. www.al.es.gov.br/…
  4. jornalorebate.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1NrD

RSS/XML