Dia Estadual do DJ ou Disco-Jóquei (9 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2865

Próxima Celebração "Dia Estadual do DJ" ou "Disco-Jóquei": Sexta-Feira, 9 de Março de 2018, : daqui 201 dias, 02:40:11-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 4 minutos.

O Dia Estadual do DJ ou Disco-Jóquei em 9 de março de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, que foi estatuída pela Lei Nº 6.525 de 5 de setembro de 2013, pela qual se alterou a Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, e que conta com o "Dia Estadual do DJ" nos Estados brasileiros do Rio Grande do Sul e São Paulo e com o "Dia do DJ" na cidade brasileira de São Paulo-SP, em apoio ao "Dia Mundial do DJ" ou "World DJ Day".

Apesar de grandes pesquisas e inúmeros esforços, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para a escolha do dia 1 de março de cada ano para a celebração desse dia estivo internacional, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 102 da Assembleia Legislativa do Rio Frande do Sul, do Projeto de Lei Nº 832 de 5 de junho de 2014 da Assembleia Legislativa de São Paulo e do Projeto de Lei Nº 2.032 de 14 de março de 2013 da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Sabe-se apenas, que essa data comemorativa de caráter internacional é uma celebração inicialmente festejada a partir da iniciativa do Fundo MUNDIAL de DJ ou "World DJ Fund" e da organização inglesa que usa a música para tratamento de adultos e de crianças doentes, musicoterapia de Nordoff Robbins ou "Nordoff Robbins Music Therapy", que tem sido festejada com eventos em vários países, tais como, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, entre outros, e que conta com o apoio da grande mídia do setor, como MTV, Radio 1, Galaxy, Mixmag, DJ, Muzik, Hello, Face, FHM, além de vários DJs [Disc Jockeys] famosos do mundo inteiro, que costumam doar seus cachês desse dia para obras sociais em prol de crianças carentes.
Muito embora o site promotor desse dia festivo já não mais esteja no ar há algum tempo, clubes, promotores, gravadoras, e outros membros da comunidade de dança também contribuem para uma melhor arrecadação de fundos em prol das obras de caridade.

Para conhecimento, um DJ [disc jockey ou disco-jóquei] é um artista profissional, que seleciona e "toca" as mais diferentes composições, previamente gravadas ou produzidas na hora, para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em radiodifusão pelas ondas do FM [frequência modulada], pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.

O termo disc-jóquei foi e é utilizado para descrever primeiramente a figura do locutor de rádio, que, em seu tempo, introduzia e tocava discos de gramofone, posteriormente, o long play, mais tarde CD [compact disc laser] e que, atualmente, emprega o uso do mp3. O nome foi logo encurtado para DJ.

Hoje em dia, diante dos numerosos fatores envolvidos, incluindo a composição escolhida, o tipo de público alvo, a lista de canções, o meio e o desenvolvimento da manipulação do som, há diferentes tipos de DJs, sendo que nem todos usam na verdade discos. Alguns podem tocar com CDs, outros com laptop [emulando com softwares], entre outros meios. Há também aqueles que mixam sons e vídeos (VJs), mesclando seu conteúdo ao trabalho desenvolvido no momento da apresentação musical. Nesse contexto, há uma vasta gama de denominações para classificar o termo DJ.

Este profissional, que desde janeiro de 2013, já consta do cadastro da CBO [Classificação Brasileira de Ocupações] do Ministério brasileiro do Trabalho e Emprego, como profissão reconhecida, e que, por conta disso, já podem obter registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social e demais direitos trabalhistas garantidos por Lei no Brasil, realiza pesquisa de músicas, estilos musicais, elaborando o seu próprio repertório musical, podendo reproduzi-los em discos de vinil, fitas, CD’s, MP3, entre outros formatos, utilizando e manipulando, com conhecimento técnico, equipamentos e sistemas de reprodução analógicos e digitais, tocando-discos, cd-players, equalizadores, processadores de efeito, computadores, etc... Também cria seleções musicais ininterruptas (ao vivo ou gravadas), com o intuito de animação, veiculação e utilização de casas noturnas, espetáculos, comícios, mensagens publicitárias, bares, programas de televisão e rádio, podcasts de internet, desfiles, coquetéis, casamentos, aniversários, eventos corporativos e estabelecimentos e situações onde haja a necessidade de execução de música mecânica.

Cumpre ainda ressaltar, que os DJ’s, profissionais que, desde os anos 1940, vêm granjeando um papel de destaque na musicalidade, não só brasileira, mas também em nível mundial, mixam as características originais do fonograma, tais como velocidade, parâmetros de equalização, adicionando efeitos digitais e misturam um ou vários elementos de áudio sobre outros e os combina com músicas existentes, com a finalidade de criar versões diferenciadas para veiculação posterior. Participam também de sessões de gravação em estúdios, interagindo com técnicos de som, produtores musicais e intérpretes, criando e adicionando elementos e ritmos eletrônicos. Hoje mais do que nunca, além de se destacar por sua criatividade e técnica, o DJ necessita ainda conhecer a indústria fonográfica e suas burocracias, para ter seu espaço garantido no mercado; tem que pesquisar e se dedicar ao máximo, conhecer as ferramentas e estar sempre em busca do conhecimento e inovação”. Em 2014, segundo os projetos de Lei supracitados, existiam no Brasil entre 100.000 e 1 milhão de DJ’s, 30% deste número, localizados no Estado de São Paulo, sendo que, deste universo, apenas cerca de 50.000 estavam trabalhando de forma contínua, mediante subordinação e recebendo uma contraprestação.

Fontes consultadas:

  1. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…
  3. legislacao.prefeitura.sp.gov.br/…
  4. www.al.rs.gov.br/…
  5. www.deputadopauloramos.com.br/…
  6. www.al.sp.gov.br/…
  7. proweb.procergs.com.br/…
  8. onlinedjradio.com/…
  9. www.facebook.com/…
  10. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2865

RSS/XML