Dia Estadual do Cuidador Terapêutico (3 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/N6Mt

O Dia Estadual do Cuidador Terapêutico em 3 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de Santa Catarina, que foi estabelecida pela Lei Nº 16.325 de 20 de janeiro de 2014.

Essa data comemorativa de catarinenses tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do irmão caçula do ex-tenista profissional brasileiro, Gustavo Kuerten [Guga], Guilherme Kuerten [Gui], que veio ao mundo em 3 de novembro de 1979, e que durante o parto, sofreu de privação prolongada de oxigênio, causadora de dano cerebral irreversível e consequente deficiência física e mental severa, fazendo com que a sua criação sempre exigisse cuidados especiais por parte de sua família devido a uma paralisia cerebral, ao não falar, não andar e não comer sozinho.

Guilherme Kuerten morreu de insuficiência respiratória em 7 de novembro de 2007 no Hospital Universitário de Florianópolis, e serviu de inspiração para sua mãe, Alice Kuerten, que tem incansavelmente se dedicado aos que mais precisam, além de investir de forma pioneira na capacitação de Cuidadores Terapêuticos no Estado catarinense para cuidados com idosos e deficientes, através do IG [Instituto Guga Kuerten], o que faz dela uma referência em outros Estados do Brasil.

Para conhecimento, o Instituto Guga Kuerten foi lançado oficialmente no dia 17 de agosto de 2000, poucos dias antes de Guga conquistar seu primeiro troféu em quadra rápida no "Torneio de Indianápolis" nos Estados Unidos da América, como uma associação civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade brasileira de Florianópolis-SC. Seus objetivos são exclusivamente educacionais, esportivos e sociais, de caráter filantrópico. O Instituto Guga Kuerten surgiu como uma forma de organizar e ampliar o envolvimento da família de Guga em ações sociais.
Assim como aconteceu com a carreira de Guga, o IGK está crescendo aos poucos e de forma planejada. Com o sucesso do tenista brasileiro e suas vitórias, a família Kuerten pôde exercitar cada vez mais sua responsabilidade social, mobilizando esforços, recursos e estabelecendo parcerias para o desenvolvimento de novas ações sociais.

Fontes consultadas em 3 de novembro de 2016 às 11:55:56:

  1. 200.192.66.20/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. www.clicrbs.com.br/…
  4. ww2.alesc.sc.gov.br/…
  5. www.igk.org.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/N6Mt

RSS/XML