Dia Estadual do Cerimonialista Público e de Eventos (9 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2861

Próxima Celebração "Dia Estadual do Cerimonialista Público e de Eventos": Sexta-Feira, 9 de Março de 2018, : daqui 201 dias, 02:31:50-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual do Cerimonialista Público e de Eventos em 9 de março de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Mato Grosso, que foi criada pela Lei Nº 9.018 de 11 de novembro de 2008.

Essa data comemorativa de mato-grossenses tem por fim, marcar a data do DECRETO Nº 70.274 de 9 de março de 1972, pelo qual se aprovou as normas do cerimonial público brasileiro e a ordem geral de precedência, anexas ao Decreto supracitado, que deverão ser observadas nas solenidades oficiais realizadas na Capital da República brasileira, nos Estados, nos Territórios Federais e nas Missões diplomáticas do Brasil.

Para conhecimento, o cerimonialista, é o profissional responsável pela organização das cerimônias protocolares oficiais ou privadas de eventos.
Há um projeto de Lei para a criação da profissão de cerimonialista, que está tramitando no Congresso Nacional brasileiro, atualmente, aguardando alguns pareceres para uma provável aprovação final.

Compete ao cerimonialista, a organização de todo o roteiro da cerimônia oficial ou não, pelo qual o profissional define todos os passos, cronometricamente calculados, com os diversos tipos de possíveis ocorrências em eventos.

Veja que o cerimonialista não é o responsável pelo evento em si, visto que ao Organizador de Eventos (Bacharel em Relações Públicas ou Turismo com especialização no setor de eventos), cabe a responsabilidade de cuidar da contratação do cerimonialista, além de ser o responsável por cuidar de todo o deslocamento, chegada, movimentação e atos de autoridades ou empresários durante a realização da cerimônia.

O cerimonialista deve ter grande conhecimento em formação de mesa, ordem de precedência, colocação de bandeiras, regras de cerimonial e protocolo, além de aplicar a etiqueta de cada cultura nas cerimônias.

Fontes consultadas:

  1. www.al.mt.gov.br/…
  2. www.planalto.gov.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2861

RSS/XML