Dia Estadual de Prevenção do Câncer do Cólo Uterino (27 de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1351

Próxima Celebração "Dia Estadual de Prevenção do Câncer do Cólo Uterino": Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2017, : daqui 32 dias, 04:05:08-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual de Prevenção do Câncer do Cólo Uterino em 27 de outubro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, que foi instituída pela Lei nº 11.861 de 17 de outubro de 2000, e que também é conhecida como "Dia Estadual de Prevenção do Câncer do Cólo do Útero" [erroneamente grafada na Lei supracitada como "Dia Estadual de Prevenção de Câncer de Colo do Uterino" ou "Dia Estadual de Prevenção de Câncer de Colo de Uterino"].

Conforme a Lei pernambucana supracitada, durante esse dia festivo, órgãos ligados à educação e à saúde no Estado do Pernambuco poderão promover eventos que objetivem esclarecimento sobre o câncer do colo do útero à população.

Essa data comemorativa tem sido de alguma forma promovida desde 1994 a partir da cidade brasileira de Recife-PE, pela organização da sociedade civil, autônoma e sem fins lucrativos, SOS CORPO [Instituto Feminista para a Democracia], visto que a capital pernambucana é tida como a cidade com maior número de casos de contágio de HPV [Papiloma Vírus Humano ou "Human papilloma virus"] no mundo, além de que um tipo não incluído em nenhuma das vacinas existentes [hoje já disponíveis em clínicas particulares], o 31, é o segundo mais comum na cidade, atrás apenas do 16.

Mais tarde, essa data celebrativa foi de alguma forma oficializada como "Dia de Prevenção do Câncer de Colo Uterino" no próprio Recife, além dos municípios brasileiros de Camaragibe-PE e Cabo de Santo Agostinho-PE.

Isso se justifica, porque no final dos anos 1980, o Banco Mundial apontava o Recife como a cidade cuja incidência de câncer cérvico-uterino era a maior de todo o mundo: a cada 100 mil mulheres, 70 eram atingidas pela doença. Naquele momento, o câncer cérvico-uterino era a maior causa de morte em mulheres de 40 a 49 anos de idade em Pernambuco, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado.

Nunca é demais lembrar também, que o HPV tido como o maior responsável pela incidência de câncer do colo do útero, que mata uma mulher a cada dois minutos, pode ser transmitido mesmo em relações sexuais com camisinha, pois Até o contato da base do pênis com a entrada da vagina pode ser suficiente para uma eventual contaminação.

Fontes consultadas:

  1. legis.alepe.pe.gov.br/…
  2. www.alepe.pe.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1351

RSS/XML