Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero (11 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2883

Próxima Celebração "Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero": Domingo, 11 de Março de 2018, : daqui 200 dias, 21:27:10-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero em 11 de março de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi estatuída pela Lei Nº 15.098 de 24 de julho de 2013.

cDe acordo com a Lei de São Paulo supracitada, os objetivos desse dia festivo são:

  • estimular ações informativas em prol da conscientização da importância da prevenção do câncer do colo do útero; e
  • conscientizar as várias esferas do Poder Público paulista sobre a importância da aplicação da vacina que previne a contaminação pelo HPV [Papiloma Vírus Humano ou "Human papilloma virus"].

Após a leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 326, DE 15 de maio de 2012, constata-se que essa data comemorativa de São Paulo tem por fim, marcar a data do nascimento do médico alemão, Harald Zur Hausen, que veio ao mundo em 11 de março de 1936, pois as pesquisas realizadas por ele e seus colaboradores a partir de 1976, culminaram na identificação do HPV 16 e HPV 18, relacionados com cânceres cervicais em 1983, o que foi de inestimável importância ao desenvolvimento de uma Vacina contra o HPV em 2006.

Em que pese, seu trabalho sobre papiloma vírus e câncer cervical tivesse recebido várias críticas científicas por ocasião do seu lançamento inicial, posteriormente esse trabalho de pesquisa foi confirmado e estendido a outros papiloma vírus de alto risco, permitindo que ele fosse agraciado com o "Prêmio Internacional Gairdner Foundation" em 2008, por conta de suas contribuições à ciência médica.

Por conta disso, ou seja, por suas pesquisas sobre HPV e cânceres cervicais, Harald Zur Hausen também dividiu o "Prêmio Nobel de Medicina" de 2008 com os médicos virologistas franceses, Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi, enquanto descobridores do HIV [Vírus da Imunodeficiência Humana ou "Human Immunodeficiency Virus"], para o agente causador da AIDS [Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ou "Acquired Immunodeficiency Syndrome"].

Para conhecimento, o Câncer de Colo de Útero demora anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente através de exames preventivos (Papanicolau), por isso é importante a realização periódica dos exames preventivos de Papanicolau.
O HPV é transmitido durante a relação sexual por alguém que esteja infectado, mas, como depende apenas do contato com a pele, não é necessária a penetração para que haja contaminação. Existem mais de 200 subtipos diferentes de HPV, entretanto, somente os subtipos de alto risco estão relacionados a tumores malignos, dentre os quais o câncer de colo uterino.

O câncer de colo uterino é o 3º tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele e do câncer de mama, sendo o HPV responsável por 95% dos casos.
No mundo, o câncer de colo do útero é o 2º mais comum entre mulheres, sendo responsável, anualmente, por cerca de 471 mil casos novos e pelo óbito de, aproximadamente, 230 mil mulheres por ano.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. ftp.saude.sp.gov.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2883

RSS/XML