Dia Estadual de Combate ao Câncer (10 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2881

Próxima Celebração "Dia Estadual de Combate ao Câncer": Sábado, 10 de Março de 2018, : daqui 198 dias, 11:28:51-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia Estadual de Combate ao Câncer em 10 de março de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Pará, que foi estabelecida pela Lei Nº 6.319 de 23 de outubro de 2000, e que conta com o apoio de vários municípios paraenses e da RPCC [Rede Paraense de Controle ao Câncer].

Essa data comemorativa do Pará tem por fim, marcar a data da criação da AVAO [Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia], uma organização não governamental, que auxilia pacientes com câncer em tratamento no HOL [Hospital Ophir Loyola], e que foi constituída em 10 de março de 1999, pela iniciativa de um grupo de senhoras lideradas pela voluntária brasileira, Therezinha Colagrossi Ribeiro, a partir da experiência adquirida por ela em trabalhos voluntários junto ao Hospital A. C. Camargo ou Antônio Cândido de Camargo, que é tido como um centro de referência internacional em ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar na cidade brasileira de São Paulo-SP.

Para conhecimento, segundo o INCA [Instituto Nacional de Câncer], um Órgão do Ministério da Saúde do Brasil voltado a ações nacionais integradas para o controle e prevenção da neoplasia, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se numa metástase, para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.
Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele, porque a pele é formada de mais de um tipo de célula.
Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si, são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, que é conhecida como metástases.

Fontes consultadas:

  1. www.btmnet.com.br/…
  2. www1.inca.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2881

RSS/XML