Dia Estadual da Renovação Carismática Católica (17 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2728

Próxima Celebração "Dia Estadual da Renovação Carismática Católica": Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, : daqui 181 dias, 02:47:23-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 3 minutos.

O Dia Estadual da Renovação Carismática Católica em 17 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de Goiás, que foi estatuída pela Lei Nº 17.225de 2010.

Essa data comemorativa de goianos tem por fim, marcar a data do início do 1º encontro de jovens da RCC [Renovação Carismática Católica], que se deu em 17 de fevereiro de 1967 no centro de retiros "The Ark and the Dove" na comunidade norte-americana de North Hills em Pittsburg na Pensilvânia-EUA, naquele que ficou conhecido como o "Fim de Semana de Duquesne", quando os participantes foram orientados a cantar o hino "Veni Creator Spiritus" no início de cada sessão, implorando a vinda do Espirito Santo, "em busca de se viver Pentecostes em nossos dias", e que tem sido geralmente aceito como o ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica, cuja abrangência expandiu-se num curto período de tempo, por um grande número de países.

A partir desse 1º encontro, em breve, apareceram grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc... e começaram a acontecer reuniões, seminários e encontros, fazendo com que os testemunhos passassem a se multiplicar, vindos dos mais variados grupos de pessoas: operários, ex-presidiários, professores, religiosos das mais diversas ordens.

A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um reavivamento espiritual através da oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, ganhou corpo, transpondo rapidamente o ambiente onde foi originada.

Apesar de o "Fim de Semana de Duquesne" ser normalmente aceito como o ponto de partida do movimento da Renovação Carismática Católica que conhecemos hoje em dia, os religiosos eruditos norte-americanos da Igreja Católica Apostólica Romana, Kevin e Dorothy Ranaghan, registram ainda um aspecto pouco divulgado desta história inicial da Renovação Carismática:
A suspeita de que essa experiência de renovação, que agora estava espalhada, não era nova para os católicos norte-americanos, foi confirmada, quando eles terminaram por saber de notícias ou receber cartas de pessoas ou grupos de católicos ao redor do país. Segundo eles, haviam notícias da Flórida, Califórnia, Texas, Wisconsin, Massachusetts, sobre o trabalho calmo do Espírito Santo no decorrer dos anos.

Portanto, embora os primeiros momentos da Renovação tenham se dado em torno do retiro de Duquesne e apesar de estarem os norte-americanos igualmente presentes no seu nascimento em diversos outros países, seria falso atribuir a expansão da Renovação Carismática unicamente à sua influência. Como afirma Monique Hébrard, a Renovação Carismática "explodiu quase ao mesmo tempo em todos os cantos da terra e em todas as igrejas cristãs, sem que se saiba muito bem como é que o fogo se ateou".

Para o Cardeal católico, Suenens, isto também despertou uma curiosidade, ou seja, "sem nenhum contato entre si, parece que o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes".

Nesse movimento de expansão, a Renovação Carismática Católica foi trazida ao Brasil pelos padres brasileiros, Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty, a partir da cidade brasileira de Campinas-SP, estando presente atualmente em todos os Estados do Brasil e também no Distrito Federal brasileiro.
No mundo estima-se atualmente em mais de 100 milhões o número de membros da Renovação Carismática Católica, comumente denominados Católicos Carismáticos e espalhados por vários lugares do planeta.

Para conhecimento,
O/A RCC [Renovação Carismática Católica] é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana, que se espalhou por todo o mundo a partir dos Estados Unidos da América em meados da década de 1960, pela influência do Movimento Carismático da Igreja episcopalprotestante, dentro de um pensamento ecumênico, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano.

A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo.

O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica como muitos o fazem e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. .

Fontes consultadas:

  1. www.gabinetecivil.goias.gov.br/…
  2. www.rccbrasil.org.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2728

RSS/XML