Dia Estadual da Mamografia (9 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/q7zk

O Dia Estadual da Mamografia em 9 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Mato Grosso, que foi criada pela Lei Nº 9.305 de 11 de janeiro de 2010, em cuja data deverão ser proferidas palestras sobre a mamografia e distribuídos panfletos informativos sobre a importância do exame de mamografia na prevenção do câncer de mama para as mulheres.

Apesar de meus esforços e inúmeras pesquisas, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para a criação dessa data comemorativa de mato-grossenses em 9 de novembro, até porque, não pude ter acesso até o momento, à justificação do Projeto de Lei Nº 459 de 2009 da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso.

É importante frisar, que o Brasil esteja o "Dia Nacional da Mamografia" e os Estados brasileiros do Amapá e Espírito Santo o seu "Dia Estadual da Mamografia" em de cada ano, a partir de uma sugestão feita em 2004 pelo CBR [Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem], em louvor a Santa Ágata, que é tida na conta de protetora das mamas e padroeira dos mastologistas, com o fim de incentivar as discussões sobre a necessidade de ampliar o acesso da mamografia para mulheres acima dos 40 anos, e para monitorar a qualidade dos serviços públicos e privados prestados à população brasileira, reforçando a preocupação com a distribuição, manutenção e utilização correta dos mamógrafos, além de alertar a sociedade sobre a importância da realização da mamografia para a prevenção ou detecção do câncer de mama, entre outras doenças.

Para conhecimento, O câncer de mama é a principal causa mundial de morte pela doença na população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos. Cerca de 1,4 milhão de casos novos dessa neoplasia são esperados anualmente em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer. No Brasil, são estimados mais de 50 mil novos casos por ano.
O diagnóstico precoce do câncer mamário pode ser feito pelo exame clínico das mamas (realizado por profissionais da saúde especializados) e por exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia.

A mamografia ou mastografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar alterações sugestivas de câncer ou um nódulo, mesmo em seu estágio precoce, quando este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário. Capaz de fornecer resultados mais precoces, esse diagnóstico pode diminuir as chances de morte da paciente pelo câncer de 30% a 70%. As mulheres devem realizar esse exame pela primeira vez aos 40 anos e se submeter a controles anuais a partir de então.

No caso de pacientes com menos de 40 anos, a doença costuma ser descoberta em estágios mais avançados, uma vez que essas pacientes não estão inseridas na rotina de rastreamento da doença e somente buscam auxílio médico quando o tumor já se apresenta palpável. "Para as jovens não é indicada a mamografia sem recomendação médica, já que é um exame que inclui a emissão de radiação ionizante que, quando aplicada de forma excessiva, pode ser nociva à saúde. Por isso, não se deve antecipar a inclusão da mamografia no cotidiano de uma mulher precocemente, caso ela não tenha histórico familiar ou alterações genéticas que justifiquem o exame".

Já para as pacientes com mais de 40 anos, que já realizam mamografia, mas que apresentam mamas densas, uma das alternativas para o diagnóstico de câncer é a mamografia digital. Uma pesquisa multicêntrica desenvolvida nos Estados Unidos da América com cerca de 50 mil mulheres, demonstrou que a mamografia digital é mais eficaz na detecção de câncer, principalmente em pacientes jovens ou perto da menopausa. Em comparação com o exame analógico, ela tem mais recursos que podem tornar a análise mais apurada, como ampliação digital e possibilidade de manipulação do brilho e do contraste do exame, e é especialmente indicada para mulheres com mamas densas. Na mamografia digital, os raios X emitidos pelo aparelho são transformados em sinal elétrico, por meio de tecnologia apropriada, que são repassados a um monitor de alta resolução.

Em muitos países, a mamografia de rotina das mulheres é recomendada como um método de triagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A US Preventive Services Task Force recomenda a mamografia, com ou sem exame clínico das mamas a cada 1-2 anos em mulheres com 40 anos ou mais. Em conjunto com os testes clínicos, encontrou-se uma redução relativa da mortalidade de 20%.
Mas a mamografia dá resultado falso negativo em pelo menos 10% dos casos. Isto é devido à existência de tecido denso, escondendo o câncer sob a aparência dos tecidos normais. De acordo com o estudo publicado no Annals of Internal Medicine, "após 10 anos de mamografias anuais, mais da metade das mulheres vai receber pelo menos um falso-positivo, e de 7% para 9% irão receber uma recomendação de falso-positivo de biópsia".

Já no caso da ultrassonografia, ela não é um método de rastreamento do tumor mamário, mas é um importante adjunto em determinadas condições. Também é muito importante na orientação de punções de nódulos, que podem ser cistos, passíveis ou não de serem aspirados e resolvidos.

Fontes consultadas em 9 de novembro de 2016 às 04:17:21:

  1. www.al.mt.gov.br/…
  2. www.al.mt.gov.br/…
  3. www.planalto.gov.br/…
  4. www.conslegis.es.gov.br/…
  5. www.al.ap.gov.br/…
  6. www2.al.es.gov.br/…
  7. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/q7zk

RSS/XML