Dia Estadual da Liberdade de Imprensa (10 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/9Nca

O Dia Estadual da Liberdade de Imprensa em 10 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Maranhão, que foi instituída pela Lei nº 8.664 de 11 de setembro de 2007.

Essa data comemorativa de maranhenses tem por fim, marcar a data do início da circulação do jornal "O Conciliador" do Maranhão, que é tido como pioneiro da imprensa do Estado maranhense, com sua 1ª tiragem a circular em 10 de novembro de 1821, marcando a chegada da tipografia à região, e que foi criado e financiado pelo governo do Maranhão, sob a direção do marechal-de-campo do Exército Português e administrador colonial de Portugal, Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca [1º visconde da Várzea], num momento de embates entre favoráveis e contrários à independência brasileira, o que fez com que sua atuação passasse por diversos episódios de enfrentamentos políticos e sociais, tanto de caráter nacional quanto de caráter regional, como a crise regencial e os movimentos denominados "Setembrada" e "Balaiada".

Em relação ao jornal "O Conciliador", a historiografia brasileira classifica esse periódico entre aqueles que procuraram sustentar o antigo sistema colonial, com ideias de defender os "interesses portugueses" [estivessem eles na província ou em Portugal], pois em várias ocasiões, "O Conciliador" defendeu o cumprimento rigoroso da Constituição portuguesa, as recomendações de fidelidade às ordens vindas de Portugal e o retorno a Portugal de Dom João VI.

Fontes consultadas em 10 de novembro de 2016 às 09:40:38:

  1. arquivos.al.ma.leg.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/9Nca

RSS/XML