Dia Estadual da Juventude Cristã (20 de dezembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/sVi3

O Dia Estadual da Juventude Cristã em 20 de dezembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pela Lei Nº 16.209 de 20 de abril de 2016.

Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data de 20 de dezembro de 1985, em que o Papa da Igreja Católica Apostólica Romana, João Paulo II, inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos na cidade e capital italiana de Roma, nos anos de 1984 e 1985, aproveitou o Ano Internacional da Juventude ou "International Youth year" da ONU [Organização das nações Unidas], para instituir oficialmente a Jornada Mundial da Juventude ou "World Youth Day", um evento religioso que é realizado anualmente nas dioceses de todo o mundo, com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja, sendo que a cada 2 ou 3 anos ocorre um encontro internacional dos jovens com o Papa, num grande momento que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens numa cidade escolhida pelo Pontífice. Com duração de cerca de uma semana, a Jornada Mundial da Juventude promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens católicos e de outras confissões, os grandes protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e amor, que tem por objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, solidificando a doutrina católica, também entre as gerações mais novas.

Tudo começou entre 1983 e 1984, quando, por ocasião do 1950º aniversário da Ressurreição de Jesus, foi realizado em Roma o "Ano Santo da Redenção" ou "Redemption, the Holy Year". No programa foi inserido o Jubileu Internacional da Juventude, próximo do Domingo de Ramos. Naquela ocasião trezentos mil jovens de diversas partes do mundo, foram acolhidos por cerca de seis mil famílias romanas. Em virtude disso, o Papa João Paulo II deu uma cruz de madeira aos jovens, "como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, com uma advertência a todos, que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". Desde então, a cruz peregrina, participa de vigílias internacionais e visitou dezenas de países em todos os continentes em todas as Jornadas; e o departamento do Vaticano responsável pela organização e coordenação das Jornadas Mundiais da Juventude é o Pontifício Conselho para os Leigos, cuja "Seção Juventude" foi criada para este fim, em 1985.

A Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. Assim, cada Jornada possui um hino baseado no tema, patronos, intercessores e um logotipo. Durante a Jornada Mundial da Juventude, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.
Na edição de 1995, na cidade e capital filipina de Manila, o evento reuniu cerca de 4 milhões de pessoas, numa das maiores concentrações de católicos de todos os tempos no mundo. A Jornada Mundial da Juventude de 2013, realizada na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, de 23 de julho a 28 de julho de 2013 , reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens, sendo a segunda maior concentração de jovens da história deste evento.
Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude é um convite a todos os jovens do mundo.

Fontes consultadas em 29 de novembro de 2016 às 22:25:28:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…
  3. www.vatican.va/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/sVi3

RSS/XML