Dia em Memória ou "Memorial Day" (última segunda de maio)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1246

Próxima Celebração "Dia em Memória" ou "Memorial Day": Segunda-Feira, 28 de Maio de 2018, : daqui 278 dias, 06:20:51-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia em Memória ou "Memorial Day" na última segunda-feira de maio de cada ano, é uma comemoração móvel dos Estados Unidos da América, que foi iniciada como "dia da Decoração" ou "Decoration Day" após o fim da "Guerra Civil Norte-Americana" e que foi oficialmente proclamada pelo General norte-americano e então comandante nacional do Grande Exército da República, John Logan, na Ordem Geral Nº 11 de 5 de maio de 1868, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 25 de maio e 31 de maio de cada ano no calendário gregoriano.

Essa data comemorativa de estadunidenses foi reconhecida por todos os estados da Federação norte-americana em 1890, e tem sido celebrada com muitas Papoulas Vermelhas ou "Red Poppies" em honra aos que morreram no serviço da nação norte-americana desde o fim da "Guerra Civil do país dos ianques".

O Dia festivo foi observado pela 1ª vez em 30 de maio de 1868, com a colocação de flores sobre os túmulos de soldados da União e soldados confederados, no Cemitério Nacional de Arlington ou "Arlington National Cemetery" na localidade estadunidense de Arlington na Virgínia, que é o mais conhecido e tradicional cemitério militar dos Estados Unidos da América.
O Dia da Memória ainda acontece lá hoje, com a colocação de uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido ou "Tomb of the Unknown Soldier" e a decoração de cada sepultura com uma pequena bandeira norte-americana.

a ideia das papoulas vermelhas em memória dos soldados vítimas de guerras, surgiu em 1918 da iniciativa da professora norte-americana, Moina Belle Michael, inspirada no poema "We Shall Not Sleep" [mais tarde "In Flanders Fields,"] do poeta, médico e tenente-coronel da Força Expedicionária canadense, John McCrae's.
Com base nesse poema, Moina Michael escreveu seus próprios versos:
"Nós gostamos muito da papoula vermelha - que cresce em campos onde produz valor, - parece sinalizar para o céu - que o sangue de heróis nunca morre".
Graças à incansável dedicação de Moina Michael, a flor delicada do campo chamada de papoula vermelha tornou-se um símbolo internacionalmente reconhecido da memória e bem-estar para os veteranos de guerra.
Desde então, muitas organizações pelo mundo a fora têm vendido papoulas vermelhas para ajudar soldados e suas esposas nas dificuldades ocasionadas pelos serviços de guerra, além de crianças órfãs de guerra e viúvas.

Fontes consultadas:

  1. www.americaslibrary.gov/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. www.greatwar.co.uk/…
  4. www.usmemorialday.org/…
  5. gonyc.about.com/…
  6. homeschooling.about.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1246

RSS/XML