Dia dos Viticultores e produtores de vinho (14 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3697

Próxima Celebração "Dia dos Viticultores e produtores de vinho": Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, : daqui 230 dias, 17:56:02-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia dos Viticultores e produtores de vinho em 14 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração na Bulgária, que tem sido festejada no Dia de São Trifon Zarezan, um Santo Ortodoxo tido na conta de padroeiro do vinho, pois 14 de fevereiro do calendário gregoriano equivale a 1 de fevereiro no calendário juliano, pelo menos até 2099, quando a diferença entre o calendário oriental e o calendário ocidental passará para 14 dias.

Essa data comemorativa de búlgaros, marca a linha divisória entre o inverno a morrer e a primavera a florar, para ser festejada com cerimônias de fertilidade nos vários rituais folclóricos em aldeias vinheiras de toda a Bulgária, tendo por fim, incentivar o crescimento das videiras, além de se pensar também que a infertilidade humana pode ser curada nesse dia festivo.

Durante as celebrações dessa data celebrativa de búlgaros, os homens partem para podar ou "zariazvam" as videiras, e as mulheres assam pães festivos e preparam frango assado recheado com arroz, para que cada viticultor possa ir para a vinha com o pão e o frango, transportados num novo saco de tecido colorido, e com uma vazilha ou "buklitsa" cheia de vinho tinto.

Antes de a poda começar, os homens têm por tradição voltarem-se para o sol e fazerem o sinal da cruz 3 vezes, e depois que os 3 primeiros galhos são cortados, eles lavam esses primeiros galhos podados com vinho vermelho, água benta e cinzas de madeira, que tinham guardado desde a véspera de Natal.

Por fim, no final do dia, todos se reúnem para comer, beber vinho, cantar e dançar, num festival para o qual os etnógrafos são unânimes em afirmar que tem suas celebrações enraizadas nas antigas festividades de Dionísio, em honra de Dionísio, o Deus do vinho na Roma Antiga, que era conhecido por ter pensado que as pessoas devessem cultivar vinhas e fazer vinho onde quer que fosse.

Fontes consultadas:

  1. www.somewhereintheworldtoday.com/…
  2. en.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3697

RSS/XML