Dia dos Trabalhadores da Construção Civil ou "Día de los trabajadores en Construcción Civil" (25 de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1191

Próxima Celebração "Dia dos Trabalhadores da Construção Civil" ou "Día de los trabajadores en Construcción Civil": Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017, : daqui 30 dias, 03:57:17-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia dos Trabalhadores da Construção Civil ou "Día de los trabajadores en Construcción Civil" em 25 de outubro de cada ano, é uma comemoração do Peru com feriado para a categoria, que foi instituída pela Lei Nº 24324 de 4 de novembro de 1985, e que também aparece como "Dia da Construção Civil" ou "Dia de la Construccion Civil", em reconhecimento e gratidão a esses abnegados trabalhadores.

Essa data comemorativa de peruanos tem por fim, marcar a data do término do 1º Congresso Latino-Americano dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção e Similares ou "1º Congreso Latinoamericano de los trabajadores de la construcción, Madera, Materiales de la Construcción y Similares", que foi realizado na cidade peruana de Lima entre os dias 22 de outubro e 25 de outubro de 1970.
No último dia desse Confresso foi constituída a FLEMACON [Federação Latino-Americana da Construção, Madeira e Materiais de Construção ou "Federación Latinoamérica de la Construcción, Madera y Materiales para la Construcción"].

No Brasil, Essa data comemorativa tem ainda por fim, marcar a data da beatificação do padroeiro dos profissionais da construção civil no Brasil, Frei Galvão ou Frei Sant'Anna Galvão [Francisco Antônio Corrêa Galvão de França], que foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 25 de outubro de 1988 na Basílica de São Pedro, e que foi canonizado [como o 1º Santo nascido no Brasil] em 11 de maio de 2007 na cidade brasileira de São Paulo-SP, em cerimônia oficiada pelo Papa Bento XVI, então em visita às Terras Brasilis.

Para conhecimento, o frade brasileiro dos Franciscanos, Frei Galvão, foi declarado pela Santa Sé, através da Arquidiocese de São Paulo, o Padroeiro dos Profissionais da Construção Civil Brasileira, por conta de ele ter sido, a partir de 2 de fevereiro de 1774 e por 48 anos de sua vida, o arquiteto, o engenheiro, o mestre de obras e por vezes mesmo, o operário no trabalho braçal ao lado dos escravos cedidos por famílias nobres para a construção do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da Luz no centro da cidade brasileira de São Paulo-SP.
Por isso, os calendários brasileiros também trazem o "Dia do Construtor Civil", o "Dia do Trabalhador da Construção Civil" e o "Dia da Construção Civil".

O complexo do Mosteiro da Luz foi reconhecido pela Prefeitura Municipal de São Paulo como a mais importante construção arquitetônica colonial do século XVIII na capital paulista.
Esse complexo arquitetônico construído com a técnica da taipa de pilão, então comum nessa época, foi também declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"].

Fontes consultadas:

  1. docs.peru.justia.com/…
  2. diariolaregion.com/…
  3. www.chaskillakta.com/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1191

RSS/XML