Dia dos Alimentos Congelados ou "Frozen Food Day" (6 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3906

Próxima Celebração "Dia dos Alimentos Congelados" ou "Frozen Food Day": Terça-Feira, 6 de Março de 2018, : daqui 195 dias, 21:37:07-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 4 minutos.

O Dia dos Alimentos Congelados ou "Frozen Food Day" em 6 de março de cada ano, é uma comemoração nos Estados Unidos da América, que conta com a Proclamação presidencial Nº 5.157 de 6 de março de 1984, assinada pelo então presidente norte-americano, Ronald Reagan, a partir da Resolução Conjunta Nº 193 do Senado estadunidense.

Segundo a Proclamação Presidencial supracitada dos Estados Unidos da América, entre 1935 e 1940, os alimentos congelados tornaram-se disponíveis ao público em grande escala. Durante a 2ª Guerra Mundial, os valores dos pontos de alimentos foram publicados nas lojas e publicações nos jornais concentraram a atenção do público nos alimentos congelados. Os alimentos congelados tornaram-se parte da era espacial, quando os astronautas do Apollo XII tomaram refeições congeladas a bordo. 72 itens de alimentos congelados foram armazenados no Skylab para um fornecimento de quinhentos dias de refeições para a tripulação. Em estreita cooperação com os produtores, a indústria norte-americana de alimentos congelados tem continuado a pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de buscar melhores maneiras de trazer a nutrição, a qualidade e o sabor dos produtos agrícolas norte-americanos para os consumidores.

Essa data comemorativa de estadunidenses tem por fim, marcar a data daquela que é tida como a 1ª venda em massa de alimentos congelados embalados individualmente de que se tem notícias no mundo, com a introdução da marcas Birds Eye de alimentos congelados em dezoito lojas da localidade estadunidense de Springfield em Massachusetts-EUA, que se deu em 6 de Março de 1930, através da General Seafoods Company ][mais tarde General Foods] do cientista, empreendedor e inventor estadunidense, Clarence Birdseye [AKA Clarence Robert Birdseye], que é considerado o pai da indústria de alimentos congelados, e que havia iniciado seus experimentos para comidas congeladas em 1916, a partir de uma experiência de vida que ele tivera quando trabalhara como caçador de peles e comerciante no Norte do Canadá, onde ele notara que o peixe era naturalmente congelado quase que imediatamente depois de ser pego, mas que, quando cozido mais tarde [mesmo semanas depois], esse peixe ultracongelados tinha um gosto muito bom, melhor do que o gosto de peixes mecanicamente congelados em climas mais quentes, o que o levou a criar um método de congelamento ultra-rápido por freezers, inicialmente para peixes, depois que ele entendeu que se o peixe fosse congelado muito, mas muito rapidamente, sua estrutura celular seria muito menos danificada, de modo que quando o mesmo fosse descongelado, ele era quase indistinguível de peixe fresco.

Para conhecimento, o congelamento de um alimento é um método comum de preservação de alimentos que diminui sua decomposição e, transformando a água em gelo, o torna inacessível ao crescimento de bactérias e diminui também as reações químicas. O congelamento somente desacelera a deterioração da comida, e pode parar o crescimento de micro-organismos, mas não necessariamente os mata. Muitas reações de enzimas somente são paradas pelo congelamento. Portanto, é comum parar a atividade da enzima antes de congelar, através da fervura ou adicionando químicas. Os alimentos podem ser conservados durante vários meses pelo congelamento. Feito a longo prazo, o congelamento necessita de -18graus ou menos. Alguns freezers não conseguem atingir tão baixa temperatura. Por esse motivo, o tempo que um alimento pode ser mantido no freezer é consideravelmente reduzido, se a temperatura oscila em um congelador. Variações podem ocorrer por um pequeno desnível na porta do congelador ou quando se adiciona uma grande quantidade de alimentos a serem congelados. A indústria de alimentos utiliza uma técnica chamada congelamento flash, uma aplicação de superventilação, para congelar rapidamente itens alimentares. Neste caso, a água contida no interior do alimento é submetida a temperaturas muito abaixo do seu ponto de congelamento (273 K ou 0 °C). Isso faz com que a água dentro do alimento congele bem rápido.

A descongelação deve ser efetuada de forma a minimizar o risco de desenvolvimento de microorganismos patogénicos ou a formação de toxinas nos alimentos. O descongelamento deve decorrer no mínimo tempo possível, quer por razões de segurança, quer por razões nutritivas. Deve ser feita em frio positivo a uma temperatura máxima de 4 °C. Excepcionalmente pode recorrer-se à descongelação rápida em água corrente potável, mantida a uma temperatura inferior a 21 °C, durante um período máximo de 4 horas. Também se deve evitar que a água resultante do descongelamento (exsudado) se acumule junto do produto alimentar. Os produtos descongelados, de origem animal, devem ser confeccionados num prazo máximo de 24 h. A recongelação de um produto congelado é proibida.

Muitas comunidades Árticas preservavam alimentos em buracos ou larders cavada no gelo. Existe uma tradição na Escandinávia, por exemplo, de se preservar os peixes, e especialmente o arenque desta forma. Frigoríficos proveem armazenagem em grande volume e de longo prazo para estoques de alimentos de forma estratégica, realizada em caso de emergência nacional em muitos países. Sementes são armazenadas no congelador a uma temperatura de -18 °C ou menos no banco de sementes. As sementes são armazenadas como uma fonte de sementes para a plantação de reserva, caso noutros locais haja falta. As sementes armazenadas podem ser aquelas da colheita ou espécies raras.

Fontes consultadas:

  1. www.reaganlibrary.archives.gov/…
  2. www.nationalwhateverday.com/…
  3. www.nationaldaycalendar.com/…
  4. www.checkiday.com/…
  5. www.wikihow.com/…
  6. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3906

RSS/XML