Dia do Tênis ou "Tennis Day" (23 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2782

Próxima Celebração "Dia do Tênis" ou "Tennis Day": Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018, : daqui 239 dias, 17:57:33-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Tênis ou "Tennis Day" em 23 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração extraoficial de norte-americanos, que está listada em vários calendários dos estados Unidos da América.

Essa data comemorativa extraoficial de estadunidenses tem por fim, marcar a data da concessão de uma patente para o moderno jogo de tênis pelo Escritório de Patentes ou "Patent Office" da Inglaterra, que se deu em 23 de fevereiro de 1874 para o militar inglês do país de gales em serviço na Índia, Walter Clopton Wingfield, enquanto criador do novo jogo, a partir da solicitação de senhoras britânicas do lugar.

Pela instância dessas senhoras locais, ele iniciou a comercialização de um manuscrito com o regulamento, detalhes do jogo, quatro raquetes, uma rede e bolas, num "kit" de madeira, que então era vendido por cinco guinéus, para um jogo que alcançou sucesso imediato, talvez, por conta do exercício vigoroso oferecido para todos, independente de sexo e idade, e que se espalhou em questão de semanas na Grã-Bretanha e na Irlanda, e em todo o mundo de fala Inglesa logo depois, com o nome de "Sphairistike", numa referência ao nome dado pelos gregos aos exercícios feitos com auxílio de bolas.

Não demorou muito para que o nome "Sphairistike" fosse logo substituído por "tênis", que provavelmente deriva do francês "tenez" que significa: “pega”! cuja palavra era exclamada quando o jogador atirava a bola para o adversário.

Para conhecimento, tênis é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva.
Participam no jogo 2 jogadores oponentes ou duas duplas de jogadores oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não.
A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária), com a ajuda de uma raquete.

Para marcar um ponto, é necessário que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, incluindo o alvado do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do 2º toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.
Assim, o esporte possui aspectos de ataque: rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário; e de defesa: bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc)...

O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games ou jogos e sets ou partidas.
A grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set).
Durante o jogo, cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em campo: fazer o serviço ou sacar.
No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando.
Ganha o jogo ou encontro, aquele que atingir um número de sets pré-definido, geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Fontes consultadas:

  1. www.americangreetings.com/…
  2. www.nppta.com/…
  3. www.tenisdecampo.com/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2782

RSS/XML